Avançar para o conteúdo principal

O Segredo (Parte VI)



Aqui fica mais um excerto de "O Segredo".
Desta vez posso-vos contar que esta peça demorou pouco tempo a ser escrita, não tenho a certeza absoluta, mas deve ter sido cerca de uma semana e alguns dias...
Na altura, as ideias fervilhavam, e tinha que ler tudo o que escrevia, uma e outra vez para que tudo fizesse sentido.
E assim "O Segredo" foi ganhando forma. Aqui vos deixo mais um pouco:                                                                                                                                               
"(...)

Frank- Que história, vieste tu para cá para descansar a cabeça.
Quem diria? Bem agora questiono-me, que mais histórias andaram ai escondidas?

Lisy- Nem me fales em tal coisa. Acho que não aguentava outra história destas.

(Frank abraça Lisy)

Frank- Tem calma, se isso acontecer eu estou aqui do teu lado.

Lisy- É tão bom ter-te aqui.
Quem me dera que não voltasses mais para Londres.

Frank- Isso é um convite? Olha que eu aceito-0.

Lisy- Já pensaste alguma vez sair da cidade e vir para um sitio como este? Quem sabe se aqui, não terias mais sucesso com o teu consultório?

Frank- Era uma mudança muito radical, não sei como ia sobreviver sem a confusão da cidade. Acho que não aguentava.

Lisy- Acho que não ias aguentar era estar longe das festas, das meninas coquetes, sempre prontas a fazer-te a corte.

Frank- Isso não é verdade. Tu sabes que isso não é importante para mim.

Lisy- Não sei... Diz-me lá se aguentavas não teres aqueles teus amigos perversos e as vossas conversas de cordel...

Frank- É impressão minha, ou estás com ciúmes?

Lisy- Eu, com ciúmes? A que propósito é que eu teria ciúmes de ti?

Frank- Vá confessa, confessa que estás mortinha por saber, o que se fala nas festas de Londres. Como se vestem as meninas que frequentam os clubes? Qual é o último perfume que se usa?

Lisy- Acredita que não é coisa que me preocupe muito.
Agora tu, duvido que conseguisses passar sem esses pequenos prazeres da vida, não eras capaz de renunciar.

Frank- Até era... desde que tivesses um bom motivo para o fazer...

Lisy- Que motivo?

Frank- Por amor... se tivesse de mudar de lugar para poder ficar mais perto de alguém, fazia-o com certeza.

Lisy- Não acredito.

Frank- Porquê? Queres tentar? Tenta... põe-me à prova.

Lisy- Não brinques com coisas sérias Frank...

Frank- Eu não estou a brincar minha querida, nunca falei tão sério na minha vida.

Lisy- Vamos mudar de assunto...

Frank- (Agarrando Lisy pelos braços)
Lisy, não entendes? Eu amo-te e quero ficar contigo.
Independentemente de todos os teus problemas, eu estou disposto a deixar Londres e começar uma nova vida, aqui ao teu lado.

Eu fiquei pasmada a olhar para Frank, nem sabia o que havia de dizer. Aquilo era a prova de amor que eu ansiava ter de Frank, apeteceu-me beijá-lo. Mas a minha reacção foi levantar-me e fugir dele. Dirige-me para o piano e comecei a tocar...


Frank- Então Lisy, estou à espera de uma resposta tua.
Não tens nada para me dizer?

(Lisy pára de tocar e diz):

Lisy- Eu não sei o que te diga...
Deixa-me pensar... Deixa-me sozinha...

Frank- Tudo bem... eu vou então deitar-me...

(Dirige-se a Lisy, dando-lhe um beijo na cara, mas por momentos os lábios quase se encontram)

Até amanhã...

Lisy- Até amanhã...

(Lisy fica sentada ao piano, toca ao de leve na cara e começa a tocar piano. Peter entra na sala sem que ela se aperceba)

Peter- Então maninha, estamos apaixonados?
Olha para ti, pareces uma menina a quem deram uma boneca nova...

Lisy- Deixa-me... vai-te embora Peter, preciso de ficar sozinha.

Peter- Ehh, tem calma. Não estou a dizer-te isto para teu mal. Estava apenas a brincar contigo.

Lisy- Mas a mim não me apetece brincar, isto é um assunto muito sério e tenho de pensar.

Peter- Pensa Lisy, mas tem cuidado, não penses só com o coração, ele ás vezes é traiçoeiro...

Lisy- Porque dizes isso? Ás vezes nem pareces uma criança a falar, metes-me medo...

Peter- Eu estou cá para proteger-te... apenas isso.
Posso ficar aqui ao pé de ti? Eu não faço barulho...

Lisy- Por mim, podes... Desde que não me faças perguntas e me deixes reflectir sobre este assunto.

Peter- Obrigado, maninha...

(Lisy e Peter sentam-se na Chaise Long, ela olhando o infinito e acabando por adormecer, ele mexendo-se inquietamente.
Momentos depois entra Juliet, observa a sala e agarra numa moldura que terá a foto da mãe de Lisy e diz):

Juliet- Margaret, que saudades eu tenho tuas. Quando a tua mãe morreu queria tanto ter-te apoiado, parecias tão frágil.
Se tivéssemos ficado juntos, teríamos sido uma família tão feliz... mas o teu pai não quis, alegou que seria um escândalo para a sociedade, que o nome da família Sunders ficaria marcado para sempre.
Uns anos mais tarde, depois de o teu pai ter-me abandonado, quando te contei que tinhas uma irmã, a tua reacção foi de uma frieza, as tuas palavras pareciam facas a cortar o meu coração.
Mas os teus olhos não mentiam...brilhavam pela felicidade de conheceres a irmã que a tua mãe nunca te pode dar.
Alegaste que nada tinhas a ver com os devaneios do teu pai.
Aceitei, apesar de cá no fundo saber que não era essa a reacção que querias ter e que eu esperava de ti.
Durante anos íamos até ao portão de casa, na esperança de te ver, de matar saudades tuas.
A Mary quando te via, quase entrava em histeria e dizia para mim:

Mãe, olha a Margaret, posso lá ir brincar com ela?

Cheia de pena, dizia-lhe que não... Foi assim durante anos, depois morri, já Mary tinha 20 anos, estava uma mulher...
Nunca hei-de perdoar a minha família pelo que fizeram depois da minha morte.
Um dia enquanto ela procurava trabalho, foram a nossa casa, pilharam tudo quanto puderam, não deixaram sequer os vestidos, tudo pelo facto de um dia eu ter amado tanto o teu pai.
Mary ficou apenas com a roupa que tinha no corpo...
Decidiu abandonar aquela terra e vir para Glasgow procurar-te e rogar-te que te desse trabalho, nem que fosse para limpar o chão desta casa.
Tudo o resto é história, a única coisa que desejava era fazer as pazes contigo, que me aceitasses... (...)"

Até para a semana...
Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Nem de propósito, os nossos capítulos estão em sintonia numa questão: nessa exploração de sentimentos, que nem sempre é dita de forma clara, mas demonstrada em pequenos gestos/palavras/momentos.
    Essa fase final deixou-me sem palavras!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa