Avançar para o conteúdo principal

Mudança da hora SimVSNão ?


                                                                    Image in Pinterest 
Já se sente os dias mais curtos e muitos de nós já começam a pensar naquele dia em que vamos mudar a hora, novamente..
Muitas vozes se levantam, muitos contra e alguns, mas a questão é porque mudamos a hora?

Corria o ano de 1784 quando o cientista, politico e inventor americano Benjamin Franklin, numa ida a Paris, foi acordado pelas 6 da manhã do seu sono por um barulho.
Apesar de cedo, ele apercebeu-se que o sol já tinha nascido, mas que todos, ao contrário de si, ainda dormiam.
Então terá tido a ideia que era um desperdício não aproveitar a gratuita luz natural do sol. ~
Tornou pública esta sua ideia através do seu Ensaio sobre a Luz Solar 

Apesar desta brilhante ideia, apenas em Abril de 1916 esta imposição sobre a mudança da hora veio a acontecer, na Alemanha.
Na altura, os relógios foram adiantados uma hora, como modo de poupança, no uso de energia artificial e utilização de combustível, de referir que tal aconteceu em plena acção da primeira Guerra Mundial.
Esta alteração na hora acontecia até ao dia 1 de Novembro, nesse dia os relógios eram atrasados novamente.

Portugal foi também um desses países que adoptou essa prática se bem que vários foram os anos em que ela caiu em desuso, tal aconteceu em 1922, 1923, 1925, 1930 e 1933, anos em que se manteve a hora de Verão durante todo o ano.

Ao longo dos anos muita coisa aconteceu, chegando a acontecer existir "horas diferentes" para vários pontos de Portugal.
Corria o ano de 1912 quando foi instituído em Portugal a hora legal, logo após a instauração da Republica.
Se bem nos lembramos, durante muitos anos o relógio oficial da hora legal estava no Cais do Sodré, em Lisboa.

E este tema vem à baila de novo porquê? Porque a Comissão Europeia após fazer uma consulta pública, vários foram os países que acharam por bem que não se mudasse a hora para a hora de inverno.

Mas na realidade o que vai mudar nas nossas vidas?
- O sol vai nascer muito perto das 9 da manhã, ou seja a maioria de nós vamos começar a trabalhar e também entrar na escola e ter pelo menos quase uma hora de trabalho de noite.
- O sol vai passar a pôr-se já após as 18 horas.

Ou seja, acho que vamos andar um bocadinho baralhados com tudo isto, mas estas trocas e baldrocas já não me fazem sentido... vamos ver no que dá.
E vocês o que dizem, devemos ou não mudar para o horário de inverno?
Auxiliares históricos aqui e aqui .

Beijos e abraços.
Sandra C.



Comentários

  1. Opah maravilhoso, não tinha ideia disto, nem tão pouco do Cais Sofré ter a hora oficial! Obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  2. Também já ouvi dizer que os portugueses mudavam a hora por causa da agricultura.
    Nunca pensei bem no assunto...
    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Por mim, continuaríamos na hora de verão!
    Obrigada pela partilha, já aprendi mais algumas coisas hoje *-*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...