Avançar para o conteúdo principal

João Ribeiro- Um outra visão da fotografia...




Olá a todos!
Hoje o Bluestrass regressa ás entrevistas...
Desta vez não trago uma grande mulher, mas uma visão da arte fotográfica pelas palavras do fotógrafo João Ribeiro.
Espero que apreciem tanto como eu gostei das palavras simples mas cheias de alma do João.

"Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça , o olho e o coração." De Henry Cartier-Bresso
É assim que vez a fotografia?
- Sim, sem duvida, a fotografia é um misto de técnica e paixão, pode ser espontânea...pode levar meses a ser preparada, mas sempre em busca do melhor resultado final possível, equilibrando esses três factores. 


Esta arte entrou na tua vida já faz muito tempo, ou é algo recente?
- Já desde novo que tenho o gosto pela mesma, mas só à questão de sensivelmente 3 anos tenho me agarrado de unhas e dentes à fotografia.

O que procuras quando tiras uma foto?
- A captura e imortalização do momento, sobretudo. Enquadramento e noções básicas de profundidade também são importantes, representam a maioria da foto.

A máquina anda sempre contigo?
- Quase sempre, ou comigo, ou no carro, nunca se sabe quando é que a vontade ou a oportunidade possam aparecer. 

Preferes a máquina digital, outras tecnologias ou uma velhinha máquina fotográfica?
- Atualmente utilizo uma Canon EOS 30D, que é uma DSLR, com algumas lentes, mas comecei por uma bridge, que acaba por ser uma mistura de câmara de bolso "point and shoot" com alguns funcionalidades avançadas e modo manual como a que tenho atualmente e foi ainda fui
ganhando as bases e experiência. 
A fotografia analógica, também tem o seu encanto e é uma área que queria explorar mais do que o que consigo atualmente. 

Este é um hobby? Caso seja, achas que um dia podes fazer desta arte a tua profissão?
- Sim, maioritariamente é um hobby, já fiz alguns trabalhos profissionais, mas são situações que surgem pontualmente (cada vez mais...).

Para além de fotos a paisagens, que outro género de fotografia gostas de fazer?
- Para dizer a verdade, o meu estilo preferido de fotografia é arquitectura e simetrias, tendo também gosto por fotografia noturna (longas exposições), concertos e fotografia automóvel.



Com que dificuldades te deparas na hora de fotografar? O tema? A hora certa?
- O tema, por vezes, mas mais quando apenas saiu com a máquina para a rua sem um objectivo definido. Geralmente quando preparo trabalhos já não existe esse problema, relativamente à hora...depende também do trabalho e do tema onde se enquadra...se for para o campo tento procurar a hora mágica (meia hora antes do nascer do sol e meia hora depois do sol se pôr) 
o que geralmente dá resultados bem positivos.


Já fizeste alguma exposição com os teus trabalhos?
- Não, nunca. Apenas os divulguei online.

Já participaste em algum concurso e/ou ganhaste algum prémio?
- Tenho participado em alguns concursos "amigáveis", feitos pelo facebook ou por sites da especialidade, tenho já ganho algumas menções e participei também no da Huawei, aquando o lançamento do P10 e fiquei com uma boa classificação.

Onde podemos ver os teus trabalhos? Existe alguma página online?
- Vou publicando algum do meu trabalho no Facebook e através de amigos, poderão também ver a maior parte dos meus trabalhos em https://500px.com/jpvribeiro












Existe alguma foto em particular que seja especial para ti?
- Não tenho uma em particular...penso que todas tem o seu pouco de especial ou não as tiraria.




Peço-te que deixes uma mensagem, a quem nos lê, a quem tenha curiosidade por fotografia e pelo teu trabalho.
- A fotografia é uma aprendizagem constante, na minha opinião, nunca poderemos obter um patamar máximo, há que trabalhar, treinar e não desistir...nunca.


Obrigado ao João Ribeiro pelas palavras e pela disponibilidade.
Beijos e abraços para todos.
Sandra C.

Comentários

  1. Que entrevista fantástica! Como adoro fotografia, identifiquei-me bastante com a temática que a sustenta

    r: Muito obrigada, é tão bom ler isso *-*
    Espero que sim, teria todo o gosto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...