Avançar para o conteúdo principal

Marina Melo- Artesã Criativa


A convidada hoje é a Marina Melo, artesã e criadora de peças de artesanato que se estendem entre as bijuterias e outros trabalhos.
Vamos conhecer melhor um pouco do seu trabalho e o que a inspira no acto de criação dos seus trabalhos.

Há quanto tempo fazes as tuas bijuterias?
- Há 11 anos!

Apenas crias bijuterias ou também fazes outro tipo de artesanato? 
- Eu adoro artesanato e tudo o que seja trabalho com mãos, gosto de fazer. 
Ultimamente, tenho feito apenas bijuteria e alguns trabalhos em lã, como golas e cachecóis.

Como crias as tuas peças? Vais fazendo conforme a inspiração, desenhas?
- Não desenho nada!! Quando vou criar, ou já tenho alguma coisa idealizada ou vou experimentando aquela peça em determinada pele, ou corrente…faço por tentativas até gostar do resultado final.

 Que peças te dá mais prazer fazer?
- Talvez as peças personalizadas. Gosto de ver a reacção das pessoas ao ver a peça que idealizaram e de ter o seu feedback.


Segues as "modas" ou trabalhas materiais em particular?
- Embora com um olho nas “modas” tento fazer artigos que se identifiquem mais com o meu público alvo, com o público dos meus locais de vendas,  que são geralmente mulheres dos 30 aos 60 anos. Mas não descuido outras faixas etárias, ou eventos específicos. 
Na minha banca tenho artigos muito diversificados. 
Trabalho a pensar em vários estilos e pessoas, pelo que, tanto faço peças para crianças, jovens, estilos Casual Chic, Hippie ou Clássico.
Não gosto de fazer um só estilo de bijuteria até porque quem compra ou compra no estilo que se idêntifica ou no estilo da pessoa a quem vai oferecer. 
Por exemplo, eu posso ser muito hippie e comprar uma peça para uma senhora mais clássica, ou para uma jovem.

Onde expões os teus trabalhos?
- Em feiras e lojas parceiras.

Qual o feedback que tens das tuas clientes?
- Felizmente, muito bom.

Sentes que dão valor ao teu trabalho?
- Geralmente sim!

As peças que fazes são destinadas apenas a mulheres, ou também crias peças para os homens?
- A maioria das peças são para mulheres mas  também faço algumas peças para homens, porta chaves e pulseiras basicamente.


Também faço trabalhos personalizados para empresas, ofertas de natal ou de aniversário. 

 Há quantos anos criaste a marca das "Missanguinhas da Dani"?
- Há 11 anos e foi um acaso do destino que me tem dado muitas alegrias, muitos conhecimentos pessoais e profissionais.

 Qual é a história em torno deste nome?
- Tudo começou em 2006 com a oferta de uma caixa de missangas à minha filha que tinha 11 anos. Ela, juntamente com uma amiga começaram a fazer pequenos artigos de bijuteria. 
Fios, Pulseiras, Pulseiras para o pé, foram os primeiros artigos simples a serem executados e prontamente adquiridos por familiares e amigas. 
Uma brincadeira de criança que cresceu e passou a ser executada por mim, devido aos pedidos personalizados das amigas e à criação dos meus próprios artigos.
Nessa altura, pensei que os artigos deveriam ter uma etiqueta, uma marca, e aí regressei às origens “uma caixa de Missangas e a minha filha Daniela”, foi como tudo começou. 
Escolhi “Missanguinhas da Dani” como nome da minha marca. Se ela não tivesse começado esta brincadeira, hoje não teria este negócio, que está devidamente legalizado.

Este é o teu part-time que te ocupa muito tempo. Para além da execução dos trabalhos, o que fazes mais?
- Sim, ocupa mesmo muito tempo. Já é um segundo trabalho. Sou eu que faço todo o processo de aquisição de peças, criação, execução, vendas e distribuição nas lojas parceiras e embaixadoras (amigas que se propõem a vender os meus artigos). Nas alturas que ando atrapalhada, conto com a ajuda do marido e da filha.

Vendes os teus trabalhos em lojas, feiras de artesanato?
- Vendo os meus trabalhos no Facebook, nas feiras, nas lojas parceiras e através das amigas.



 Projectos para o futuro?
- Alargar horizontes, participando em feiras de artesanato ou eventos de maior dimensão, dinamizar e promover mais e melhor a minha marca nas redes sociais.

Próximos eventos e/ou feiras onde as "Missanguinhas da Dani" estarão presentes?
- Eu vou publicando sempre os locais aonde me poderão encontrar.
No entanto antecipo já que vou estar no Festival Corpo nos dias 28 e 29 de Abril.

Festival Corpo - Encontro Internacional de Dança celebra o Dia Mundial da Dança e tem entrada livre.  Este evento irá decorrer na Quinta da Ribafria,  em Sintra, entre as 10h e as 19h.
Estão todos convidados!!

Mensagem:
Muito obrigada pelo convite, desejo a ti ao teus projectos muito sucesso e conto com uma visita numa das minhas páginas das redes sociais:
Marina Melo

Páginas da Missanguinhas da Dani:
 - Facebook 
- Instagram
- Pinterest

Fotos gentilmente cedidas pela Marina Melo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...