Avançar para o conteúdo principal

Maria... na corda bamba de uma vida conturbada.

A imagem aqui deixada em nada tem a ver com o tema, apenas é uma imagem da minha autoria e que sei que a Maria gosta, pois é um local que lhe dá paz e tranquilidade...

A entrevista que hoje vou deixar, não deixa margem para dúvidas.
É um tema polémico, que ainda hoje temos medo de falar, seja por vergonha, por ignorância, por medo de represálias...
Hoje, nu e cru vamos falar de violência doméstica.
Sim... daquela que quando acontece a primeira vez, a vítima pensa que foi só aquela vez e perdoa, uma e outra vez.
E a primeira e a segunda vez vai-se tornando uma bola de neve que se transforma em algo de grotesco e sem descrição...
Por motivos óbvios, a identidade da pessoa em causa foi alterada.
As palavras ditas em baixo podem de alguma forma ofender os mais sensíveis, mas é efectivamente um assunto que se tem de agarra o touro pelos cornos! 

A vida não tem sido muito madrinha contigo, tem sido antes madrasta... 
Quando é que te apercebeste que algo de errado se passava com ele? 
- A primeira vez que me apercebi do seu carácter controlador,  foi num jantar em que estávamos os dois   
Tudo aconteceu quando na mesa atrás, estava um casal a pagar e a rapariga disse um graça qualquer e eu sorri... na altura ele começou logo a dizer que não gostava de mulheres papagaias. 
Ficou logo um mau ambiente e essa reacção nunca me saiu da cabeça.

Quando aconteceu a primeira vez que foste agredida? Física ou também psicologicamente? Que reacção tiveste? Tiveste noção do que te tinha acontecido? 
- Agressões físicas só tive uma numa noite, porque que ele quando bebia um pouco mais, embirrava por tudo e por nada e eu sem perceber porquê levei 2 estalos. 
Fiquei com a sensação de ter ficado sem cabeça pois nunca tinha levado um estalo na minha vida, nem dos meus pais.
Nessa noite eu disse para ele se ir embora e foi. Mas no dia seguinte voltou e pediu desculpa...

As agressões ocorreram logo no inicio de viverem juntos?
 - Vivi com ele 2 anos sendo o primeiro ano muito bom. Ele foi muito importante e amigo na altura em que fiquei sem a minha mãe e me divorciei.
Sempre tratou me muito bem e à minha filha também. 
Mas o seu amor louco e doentio começou a crescer e foi-me afastando da família, dos amigos e das colegas sempre tentando absorver o meu universo, a minha privacidade e até quase os meus pensamentos.

Porque achas que ele se tornou uma pessoa agressiva?
- Por várias razões. O meu agressor conheço-o desde que me conheço a mim. Andámos na escola, os nossos pais andaram na mesma escola.
 A mãe dele morreu muito cedo deixando-o com 14 anos entregue a um pai violento e mulherengo que o pôs na rua com essa idade. 
Isto nos anos 80, pois ele nasceu em 69 e como ele dizia "teve de se fazer à vida" ... roubando, consumindo drogas, dormindo aqui e ali. Nessa altura deixei de ter contacto com ele. 
Sei que em 92 foi preso por uma série de roubos e teve 4 anos e meio de prisão. 
Sempre fomos amigos e éramos o amor de criança nunca concretizado. Quase platónico.
A vida passou e depois de divorciados e já com 40 e tal anos namoramos e vivemos juntos.
Sendo ele ex-militar, Para-quedista e da Legião Estrangeira, é um homem robusto e com treino especifico para matar em defesa pessoal. 
Uma pessoa assim tem de certeza muita agressividade e ao mesmo tempo uma bipolaridade que transforma o melhor amante, marido e companheiro num monstro, bastando para isso apenas uns momentos e umas cervejas bebidas.
PREDADORES, é como são chamados pela policia, psicólogas e por nós vitimas, estes são homens, (que no meu caso) são inteligentes, de sentimentos extremos e de uma esquizofrenia que os leva a acreditar que eles é que têm razão em tudo. 
E que todas nós mulheres, somos umas putas. E sem terem qualquer respeito pela condição humana, sugam-nos a vida e a auto-estima. 

Quanto tempo depois da primeira vez que foste agredida tiveste coragem para denunciar?
 - No meu caso a violência foi psicológica enquanto coabitamos. Consegui que fosse trabalhar para o estrangeiro e na altura aproveitei para ir viver com o meu pai mais a minha filha. 
Consegui começar a libertar-me um pouco, deixando assim de me dominar tanto. Pensava eu...
Nessa altura começou o inferno do controlo por telefone, as ameaças que se não atendesse viria embora e faria a minha vida num inferno. 
Foi aqui a primeira tentativa de apresentar queixa na esquadra. Fui aconselhada a manter o contacto com ele, pois apresentando queixa ele teria de vir cá prestar declarações e eu queria-o longe.
Fui sempre atendendo o telefone, até um dia em que fui tão mal tratada, tão ofendida, que desesperada pedi ajuda ao meu pai e fomos apresentar queixa na esquadra, onde até aos dias de hoje sou super bem atendida. 
Sempre com um olhar e atendimento cúmplice com o meu sofrimento e condição de vitima.
Após a queixa, avisei que ele viria assim que pudesse. Ai fui aconselhada a cortar o contacto e a desligar o telemóvel que nos mantinha em contacto

Quando foi a altura em que disseste BASTA? Saíste de casa? Foste para alguma instituição?
- Avisei as autoridades que iria começar a ser perseguida, decidi fugir para casa da minha irmã noutro concelho.
Pedi transferência no trabalho e claro levei a minha filha, mudando toda a nossa rotina.
Todo o meu percurso e dia-a-dia passou a ser descrito no relatório da esquadra. Fiquei com estatuto de vitima e foi-me atribuído um aparelho de tele-protecção. Passado 2 semanas ele chegou....
Entre muitas coisas que ele fez,  no nosso bairro (pois ele mora no mesmo sitio que o meu pai) fez uma perseguição diária ao meu pai e a mim quando o ia visitar. Fui ameaçada de morte e fui perseguida, até que já no ano de 2016, o Ministério Publico considerando que eu corro risco permanente de vida decidiu acusá-lo em Tribunal, sendo condenado a 2 anos e 11 meses de pena suspensa com pulseira electrónica e uma medida de afastamento de 300 metros da minha pessoa. 
Ordem essa que não está a ser cumprida e da qual já solicitei medida de restrição, que o impede mesmo de pisar um raio restrito que me protege. Encontro-me a aguardar uma decisão...

Por tudo o que relataste a tua condição psicológica ainda hoje está afectada?
 - Sempre que sou abordada por ele, aquela voz provoca-me um terror e tremor de tal maneira, que até hoje não durmo sem medicação e sem anti-depressivos.

A situação por si só já é grave, mas atendendo que tinhas a tua filha ainda pequena tudo se torna mais complicado ainda.
Como foi o crescimento dela no aspecto psicológico? Revoltada?
- A minha filha sempre foi privada de grandes cenas e destas situações, pois sempre consegui abafar muita coisa. 
Ela tendo o pai no estrangeiro, também passava algum tempo fora e ia muitas vezes para casa dos avós a meu pedido. 
Feliz ou infelizmente foi obrigada a crescer.  É uma menina mulher com 17 anos muito equilibrada, calma, tranquila, culta e muito, muito minha cúmplice e amiga.

Consegue levar a tua vida de uma forma tranquila? Ou de um modo geral sentes-te sempre em constante sobressalto?
 - Sinto que estou destroçada, cansada, aterrorizada, sem paz, sem vida, a aprender a ficar forte de novo. 

Que mensagem queres deixar a outras mulheres e homens que sofrem de violência doméstica.
Que somos muito fortes, que nunca duvidem de vós. 
E num dia quando não puderem mais, peçam ajuda, vão à policia contem a uma amiga, liguem para a APAV, falem, gritem, fujam e nunca olhem para trás. 
Há sempre alguém como nós e pior que nós a precisar de ajuda... tenham a coragem que voces sabem que têm e nunca deixem de gostar de vós e não permitam mais abusos. Digam BASTA. ....

Maria

Comentários

  1. Parabéns Sandra, excelente testo muito bem escrito e quero deixar muita força a "maria", beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa