Avançar para o conteúdo principal

Porque os Santos não é só marchas e arraiais...

Imagen from http://eatsa2016.ipleiria.pt/

Com os Santos à porta, todos falam e comentam que vão ver as marchas, vão subir ao castelo, vão para os arraiais... mas Lisboa tem muito mais para oferecer do que apenas isso.

- Eléctricos em Lisboa. Ainda se lembra deles? Sim, daqueles velhinhos que fazem uma chinfrineira desgraçada ao percorrer os carris. Quando foi a ultima vez que andou num?
Pode aproveitar e também visitar o Museu da Carris  .

- E os bairros? E tudo quanto cada um deles tem para oferecer? Desde as tasquinhas mais típicas, a pequenos restaurantes e lojas de outros países, influências de outras culturas
Podem espreitar uma lista de alguns restaurantes  estrangeiros.
Uma outra sugestão é o restaurante Ilha da  Madeira, aqui vai poder comer um bife de atum com batata doce e milho frito, ou então a espetada à Madeira. Uma verdadeira tentação.

- E os miradouros? Aproveitando cada colina de Lisboa, encontramos os miradouros, onde se pode ver e sentir toda a luz e energia maravilhosa que esta cidade têm.
Sugiro de entre tantos que Lisboa têm, o miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen à Graça .

- E os mercados? Outro local que também está muito em voga, ultimamente muito se têm falado destes locais, pois tem sofrido restauros, modernizados. Quem vai visitar um destes mercados, depara-se com uma panóplia imensa de locais onde pode degustar as mais variadas iguarias.
Sugiro por exemplo, o Mercado de Campo de Ourique e o da Ribeira, a única pena que tenho é que os preços praticados não são lá muito convidativos, mas aqui paga-se o preço por se estar a comer comida de autor.

- Monumentos escondidos. Desde capelas escondidas, a casas lendárias e pequenos recantos que escondem segredos, em Lisboa vai conseguir alguns locais únicos.
Ermida da Senhora da Oliveira em plena baixa Pombalina.
. Capela da Ordem Terceira do Carmo junto ao largo do Carmo
. Palácio dos Marqueses da Fronteira ainda em Lisboa, mas já afastado do centro, um local que não conheço mas tenciono lá ir brevemente...

- Museus. Para além daqueles que tão bem conhecemos, mais que não seja por serem a cara da cidade, mas aos quais já não visitamos faz muito tempo, temos também alguns recentes e outros que confesso que desconhecia:
. Museu do Fado- Onde podemos com certeza respirar a alma fadista, observando fotografias, cartazes, roupas e outros artigos com um valor sentimental incalculável.
. Museu do Aljube - Este museu é recente, foi inaugurado a 25 de Abril de 2015 e por lá podemos ver desde objectos arqueológicos, a exposições temporárias e ainda a exposição permanente onde está presente a memória daqueles que lutaram contra a ditadura e a favor da democracia e liberdade.
. Museu das Crianças- Situado em Sete Rios dentro do Jardim Zoológico. Este museu, confesso que não o conhecia, mas o Vi já lá esteve e um dia destes tenciono lá voltar. Podemos ver a exposição "Viagem ao meu futuro", onde as crianças vão poder entender o seu talento natutal, onde vão poder experimentar vários cenários diferentes.

Muito mais havia por dizer de Lisboa, tal como apreciar os belos jardins, observar o rio, ir à procura dos recantos mais típicos desta cidade, um sem numero  de situações, todas francamente válidas, para que nestes próximos feriados (ou férias), possamos usufruir dentro desta cidade fantástica.
Sejam felizes!
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...