Junho... já passou meio ano sobre o ano de 2010. O tempo voa!
Hoje comemora-se mais um feriado, para muitos não passa disso mesmo, de mais um feriado, de mais uma dia para o relax, para fazer gazeta, mas o dia de hoje, para quem não se lembre, é o dia de Portugal. A maioria de nós já nem dá conta disso, mas muitos portugueses, aqueles que estão longe do seu cantinho, lembram-se bem deste dia!
Sabem a origem deste feriado? Então aqui fica...
O dia 10 de Junho, não é só o dia de Portugal, é também o dia de Camões e das comunidades portuguesas.
Quanto ao dia de Camões, ele é comemorado, pois Luís de Camões terá morrido neste dia no ano de 1580.
Quanto à comemoração do dia 10 de Junho, este dia passou a ser comemorado como feriado, após este dia ter sido decretado no dia 12 de Outubro de 1910 como tal, em trabalhos legislativos após a proclamação da república. Este feriado passou a ser comemorado de uma maneira mais importante, durante o Estado Novo este dia era então o "dia de Camões, de Portugal e da Raça".
Com a revolução de Abril, este feriado passou a ser então, o dia em que se comemora o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Não vou deixar aqui um vídeo da "Portuguesa", mas sim de uma outra música que gosto muito e também fala sobre Portugal, na voz de Dulce Pontes...
Cumprimentos a todos e um bom feriado.
Sandra C.
Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era uma das delicias lá de casa... Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!