Avançar para o conteúdo principal

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário.
Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias. 

Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem?

O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia.
Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças.


Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de madeira até ao século XIII, onde então surgiu o sabão sólido, que era feito através de um processo chamado saponificação, que não é mais do que a mistura de óleos naturais, com gordura animal e soda cáustica que depois ao ser fervida endurece, dando origem ao sabão.


Esta receita foi “inventada” na cidade de Aleppo na Síria, e é ainda hoje produzida e comercializada em todo o mundo. Este sabão é feito apenas com produtos naturais, tendo como base óleo de azeitona e óleo de louro.


A fabricação do sabão atinge o seu auge no fim da Idade Média.
O seu fabrico foi começando a evoluir e o sabão foi começando a tornar-se mais requintado, pois eram utilizados óleos de origem vegetal e animal, em conjunto com cinzas de plantas e também fragrâncias. Aos poucos foram aparecendo outros produtos que hoje todos nós conhecemos e sem os quais não passamos, como os shampôs, os cremes de barbear e o sabão para lavar roupa.
No entanto este produto não era acessível a todas as classes sociais, sendo considerado um produto de luxo. 



Em Portugal o fabrico do sabonete começou em 1887, quando no Porto, os alemães Ferdinand Claus e Georges Ph. Schweder, fundaram a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, com o nome F.P.C. - iniciais de "Fábrica de Productos Chimicos CLAUS & SCHWEDER, SUCRS."
Os produtos ali fabricados eram e ainda são importados.


Já no século XX e durante a II Guerra Mundial, o sabão era um dos produtos escassos e alvo de racionamento, pois era difícil encontrar os óleos e gorduras para a fabricação do sabão comum. Em resultado destas dificuldades, surgiram os primeiros sabonetes, assim como detergentes de origem química e que hoje invadem o nosso mercado.No entanto, nos dias que correm, quase se tornou numa moda utilizar sabonetes, feitos com óleos naturais, assim como mil e um produtos feitos com base em produtos naturais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...