Avançar para o conteúdo principal

E se de repente...

...tivesse uma necessidade de mexer compulsivamente as suas pernas e pés, como se milhares de formigas percorressem as suas veias?
Já alguma vez sentiu isto? Não? Então parabéns, porque a este sintoma chama-se Síndroma das Pernas Inquietas, é um termo que de médico não tem nada, mas acreditem que é sentido por muitas pessoas em Portugal, estima-se que entre 500 mil a um milhão de portugueses.
É uma doença neurológica, mas não nervosa, antes cerebral.
Existe ainda uma baixa percentagem de médicos portugueses que a diagnosticam. Não é curável, no entanto tem tratamento e os doentes conseguem alcançar uma melhor qualidade de vida quando são medicados.
Eu posso vos dizer que sinto na pele esta questão, normalmente os sintomas aparecem à noite, após um dia de cansaço extremo em que só queremos é a nossa cama, mas assim que nos deitamos começamos a sentir um género de picadas nas pernas, um desconforto geral dos membros inferiores, uma vontade incontrolável de mexer as pernas. É uma situação um bocado desesperante, principalmente quando estamos a dormir com alguém ao nosso lado. Nessas alturas prefiro levantar-me, molhar as pernas e os pés, passar um creme hidratante e fazer um chá calmante.
Ainda custa a adormecer, o problema é sobre a manhã, que por mais que queiras abrir os olhos, eles pesam toneladas, sentes um cansaço imenso e durante todo esse dia é como se andasses a planar, como se nem sequer tivesses os pés no chão.
Agora consigo entender este incomodo, após ter lido as explicações no Jornal Metro de 26-06-07.

Procurem mais informações por exemplo em http://www.fibromialgia.com.br

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...