Avançar para o conteúdo principal

Uma história antiga

Deixo-vos uma história que não sei quem é o autor, mas é bastante engraçada para ler aos pequeninos, é de um livro das edições Majora que existia quando eu era miúda, foi alguns destes livros que eu aprendi a ler e ontem descobri-os perdidos numa caixa velha.

“O Pequeno Cavalo - Marinho”


Bengalinha, o pequeno cavalo-marinho, andava a nadar para dentro e para fora da sua nova casa, fazendo voltas e mais voltas em torno da mesma. “Ninguém”, dizia ele cheio de vaidade, “tem uma casa tão bela como a minha”.
Até essa manhã, Bengalinha pensava que todo o mar era a sua casa. Ele ficava satisfeito quando enrolava a sua cauda e se introduzia numa concha qualquer, para dormir, ou quando queria conversar com os seus amigos ou ainda quando estes o queriam ver.
Mas ele soube que os amigos tinham as suas próprias casinhas!... A lapa Lulu por exemplo, tinha uma cabana muito jeitosa... A ostra Pérolazinha podia fechar-se tão bem na sua casa, que nem um grão de areia lá podia entrar – mesmo fazendo-se força.
Os outros eram a tartaruga Carcassa e o caramujo Casquinha. Todos tinham a sua pequena e própria casinha. O Bengalinha não percebia como aquilo podia ser, mas quando os viu partir, pôs-se a pensar. A princípio, aquilo não devia ser muito bom. Nunca tinha pensado tanto como naquela ocasião.
Estava a olhar espantado a observar o vasto mar, como se estivesse a sonhar...
Foi o velho Bernardo Eremita que lhe veio dar uma ideia. Não porque o Bernardo Eremita tivesse falado com ele. O velho Bernardo Eremita nunca falava com qualquer pessoa... Olhou à sua volta, para ver se não existiam inimigos perto, e a seguir pôs-se a nadar rapidamente em direcção à mais bela das conchas que ele jamais vira, entrando para dentro dela.
Quando o velho Bernardo Eremita saia da concha, o Bengalinha entrava nela. Não havia nada mais simples do que aquilo! “Agora vou dar uma festa aos meus amigos, de forma a que eles possam admirar a minha nova casa”, disse ele.
A Lulu, a Pérolazinha, a Carcassa e o Casquinha gostavam imenso de festas. “Devia-se convidar mais gente para esta excelente festa”, sugeriu a tartaruga Carcassa.
Muitos e belos peixinhos vieram admirar a nova casa de Bengalinha. “Há uma festa!” – exclamaram eles alegremente.
Repentinamente, Bengalinha teve a sensação de que alguém o estava a espiar. Olhando à sua volta, viu dois olhos muito sérios fixando-se nele, através das águas do mar. Ele foi até ao maciço de algas para ver quem era e, então, viu a espreitar, dentro doutra concha, o velho Bernardo Eremita.
“Pobre velhote”, pensou Bengalinha. “Ele deve estar ansioso por vir também à festa, de forma que vou convidá-lo”.
Vivendo sempre sozinho, o velho Bernardo Eremita nunca tinha ido a uma festa e, portanto, não tinha qualquer vontade de participar nela.
Rodos ajudaram o Bengalinha a explicar como eram lindas estas festas, com enormes quantidades de coisas boas e lindos jogos para brincar.
Só então é que o Bernardo Eremita saiu do maciço das algas. Ele não sabia jogar qualquer dos jogos, mas comeu uma boa quantidade do bolo da festa e, quando Bengalinha lhe disse “Boa noite” da sua adorável casita, ouviu-se murmurar de mansinho: “Gosto de festas”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...