
Dizem que devemos dormir cerca de 8 a 10 horas, para que o cérebro possa descansar convenientemente, no entanto o que dizer de certas pessoas que dormem 4 horas, como é o caso de pessoas mais idosas.
Ao ler a revista Happy do mês de Maio, descobri um artigo muito interessante sobre alimentos que nos ajudam a ter uma noite mais descansada.
Em primeiro lugar há que evitar comer refeições muito pesadas, cerca de 4 a 6 horas antes de dormir, depois repare só nestes alimentos:
Pesquisa de Rita Caetano para Happy Maio 2007
Abacate é um alimento que é rico em vitaminas B, estas vitaminas são fundamentais para a reorganização celular e hormonal. Quem faz uma alimentação fraca em vitamina B, pode vir a sofrer com insónias.
Alcachofra é o alimento ideal para quem sofre de insónias e porquê? Porque é um dos alimentos que mais contêm ferro, quem sofre deste mal têm carência dele no seu organismo.
Amêndoas e todos os frutos oleaginosos têm a quantidade certa de ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6. Contêm ainda vitaminas do complexo B, cobre e magnésio.
Atum é um alimento que se deve comer, não só para dormir melhor, mas por outros motivos também. Ele é rico em magnésio, cálcio, ácidos gordos ómega 3 e ainda é uma fonte de crómio que ajuda a regular os níveis de açúcar do sangue.
Banana é aconselhada em dietas para quem sofre de insónias há já muito tempo. Rica em triptofano e também em vitamina C, tanto a banana como os morangos são frutos aconselháveis de se consumir, se quer passar uma noite descansada.
Chá, existe algumas variantes deste produto que fazem maravilhas a quem quer dormir, tais como: Camomila, Tília, Cidreira, Valeriana e Flor de Laranjeira.
A juntar a estes chás, experimente ferver umas folhas de alface e beber o seu chá....
Cogumelos são um alimento óptimo para relaxar, (vá não comecem já a pensar em outras coisas...) pois é rico em vitaminas e particularmente na B5.
Iogurte é outro alimento que contêm o triptofano na quantidade certa para se ter uma boa noite de sono. Um copo de leite morno têm o mesmo efeito.
Pêssego para além de ser uma fonte de vitamina C, é ainda uma fonte de cálcio e magnésio, logo é uma ajuda na regularização da função cardiovascular e também da tensão arterial.
Tâmaras tal como outros alimentos que já falei atrás, é um fruto rico no aminoácido triptofano, logo ajuda a relaxar e a passar uma noite mais tranquila.
Estes são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a quem sofre de insónias a deixar de contar os carneirinhos todas as noites.
Também é conveniente não tomar, excitantes, tais como o café, chá preto, coca - cola e álcool.
Há sempre outros conselhos, como não ficar a ver televisão deitado na cama, ler um pouco também ajuda, um banho de imersão ao som de uma música calma e outras coisas mais que a imaginação permite e que não preciso falar delas, porque todos sabem do que falo....
Em breve pesquisarei sobre os sonhos, o porquê de sonharmos, os mitos associados aos sonhos e os supostos significados de alguns deles...
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!