Avançar para o conteúdo principal

“Encontro com o passado” – Parte II

(...) Quando cheguei a casa nessa noite sentia-me um homem novo, para ficar bem (...) só faltava a presença da minha mulher. Foi mais uma noite em branco que passei sentado na mesa da sala, já era madrugada quando tomei conhecimento que os presos políticos iriam ser libertados dentro de algumas horas.
Finalmente, finalmente a liberdade. (...)
No dia 26 lá fomos nós para Peniche, eu, o meu filho e a minha mãe, (...) queríamos estar todos presentes para mostrar a Paula, o quanto sentíamos a falta dela.
Já era madrugada quando começaram a sair os primeiros presos, entre homens e mulheres os meus olhos percorriam aquela pequena multidão para encontrar a minha mulher. Quando os meus olhos a encontraram finalmente, senti o coração disparar, emoção como essa não me lembro de ter na minha vida.
Tanto tempo, tanto tempo perdido, jurei a mim mesmo naquela hora, recuperar todo esse tempo em que não estivemos juntos.

(Por entre vozes de ordem dá-se o reencontro das personagens em palco)


António – Paula!
Pedro – Mãe!
Mãe – Paulinha!
Paula – Tó que saudades! Como é que vocês estão?
António – Estamos bem! E tu como te sentes? Eles fizeram-te mal?
Pedro – Mãe, tinha tantas saudades tuas!
Mãe – Paulinha, filha fizeste - nos tanta falta...
Paula – Mas agora, já aqui estou com vocês, agora só quero esquecer que isto aconteceu nas nossas vidas, temos de avançar, o caminho agora é em frente!

(...) esta revolução veio modificar muitas coisas em Portugal, como acabar com a falta de liberdade de expressão, pois sem isso, eu não estaria aqui esta noite com certeza a fazer este programa.
Essa mesma liberdade, que hoje por vezes chega até a ser exagerada e que nos faz assistir a situações embaraçosas, (...)
Pode ser saudosismo da minha parte, mas da mesma maneira que se ouve pessoas a dizer que “no tempo do outro senhor é que era bom”, quem já não pensou se Portugal não necessitava de um novo 25 de Abril?”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...