Avançar para o conteúdo principal

Edith Piaf - "La Môme"

Já aqui falei em tempos do meu gosto por Edith Piaf, comecei a gostar e ter curiosidade por ela quando ainda decorria o concurso “Chuva de Estrelas” e uma das vencedoras foi uma rapariga a imitar esta cantora com a canção “Je ne Regrette Rien”. Assm que consegui, arranjei a versão original, fiquei deveras impressionada, não sei bem se com a música, se com a carga dramática com que cantava. Uns meses mais tarde participei num concurso de playbacks e fiz de Edith Piaf, tentei encarnar a personagem o melhor que eu podia, pesquisei sobre a vida dela...e que vida!
Naquela noite antes de subir ao palco, vi-me ao espelho e não me reconheci, cabelo preto encaracolado, quase sem sobrancelhas, lábios vermelhos e um pequeno crucifixo ao meu pescoço, dizia-me que estava na hora de entrar em “acção”.
Quando subi ao palco sentia um peso tremendo nos meus ombros, mas assim que a música saiu, esqueci-me da Sandra e por alguns minutos passei a ser “La Môme” (a rapariga), perdi a noção do tempo, entreguei o meu corpo aquela música e uma “luz” desceu sobre mim...
Só voltei à “terra”, já a música tinha acabado e ouvia-se os aplausos, sentia os músculos da cara e do pescoço ainda tensos, quando sai do palco alguém me agarrou e me disse “Sandra, parabéns!” e eu respondi “Tenho a sensação que a Edith Piaf deve andar ás voltas no túmulo dela”.
Uns meses mais tarde vesti de novo a pele da cantora, mas numa versão mais “cabaret” com a música “Milord”. Já não voltei a sentir o mesmo, mas a Edith Piaf “anda” sempre comigo.
Na semana passada fiquei a saber que fizeram um filme sobre a sua vida. Agora espero ansiosamente que esse filme chegue a Portugal rápido.
Sei de uma pessoa, que têm uma peça de teatro escrita sobre a sua vida e daqui faço um apelo para que um dia essa peça venha a palco.
Pois apesar de ser um espectáculo difícil de realizar, o público têm “direito” a conhecer mais profundamente a vida desta única e excepcional mulher.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...