Avançar para o conteúdo principal

Por entre tachos e panelas

Olá! Não sei se alguma vez comentei aqui o quanto aprecio ler livros antigos de cozinha. Descobre-se coisas nestes livros do arco da velha, quando os leio fico com a impressão de que hoje a cozinha é para nós uma simples tarefa que temos que fazer todos os dias para não passar fome, mas esta tarefa há uns anos atrás era algo de fundamental para a vida das mulheres, para além da lida da casa, cozinhar era uma forma de expressar amor á família.
O bacalhau é um dos pratos mais apreciados pela altura de Natal, então trago-vos uma receita do livro “Coisas Boas”, espero que gostem:

“Bacalhau com Broa
Corta-se ao comprido bacalhau do mais alto de forma a ficar o lombo inteiro, põe-se de molho durante 48 horas, mudando a água 2 vezes por dia.
Depois disto prova-se para ver se precisa de ser esfregado com sal fino e esfrega-se de um lado e de outro com colorau, pimenta, noz -moscada, alho, salsa e um cálice de conhaque.
Coloca-se num prato de ir ao forno, escalda-se com um pouco de leite a ferver de forma a ficar todo bem regado. Deixa-se esperar um pouco para o bacalhau se embeber bem de leite.
Esfarela-se miolo de broa e cobre-se o bacalhau com ela, achatando-se com as mãos. O bacalhau fica com uma espécie de casca grossa de miolo de broa (claro que se tirou a pele do bacalhau antes de o temperar). Esta camadinha de miolo de broa fica com uns 3 milímetros de altura. Rega-se copiosamente com azeite. Rodeia-se o lombo de bacalhau com batatas cruas cortadas aos quartos e bem regadas com azeite e temperadas com um pouco de sal. Assa-se isto no forno regando sempre tudo com o próprio azeite. Leva 2 horas a assar.(!!!)

Baronesa de Palma”


“Toucinho do Céu

Ingredientes:
350 gr. de Açúcar
250 gr. de Amêndoas peladas e passadas na máquina
12 Gemas
30 gr. de Manteiga
10 gr. de Canela
2 colheres de chá de Farinha

Preparação:
Depois das amêndoas passadas na máquina, misturam-se na calda de açúcar que antes se fez em ponto de pasta. Deixa-se levantar ligeiramente a fervura, rira-se do lume. Arrefece e juntam-se os ovos batidos e a canela em pó. Mexe-se tudo muito bem e junta-se a farinha e manteiga e leva-se ao lume a engrossar. Depois deita-se numa forma muitíssimo bem untada e até forrada de papel e vai ao forno a cozer.

Judith Fontes”

(Resolvi colocar esta receita, porque também é utilizada no Natal e porque sempre que oiço falar em toucinho do céu lembro-me do meu irmão, quando era mais pequeno, dizia que para sobremesa queria comer este doce, provavelmente já seria a veia de pasteleiro a falar...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...