Avançar para o conteúdo principal

Musica

Quem me conhece sabe que sou uma fã incondicional de Dulce Pontes, no entanto ando um bocadinho desgostosa, não só com a sua música como de quase não se ouvir falar dela.
Por onde andará? A fazer a sua tournée pelo estrangeiro?
É o mais provável, cantores como a Dulce, Madredeus e outros que tais, devem passar mais tempo no estrangeiro do que em Portugal.
Será que o panorama Musical Português, está assim tão mal que não exista espaço para todos, ou será os cachets destes artistas que são altos demais que se tornam incomportáveis aos olhos dos nossos produtores de espectáculos?
Fica aqui a pergunta, se alguém me souber responder...

Comentários

  1. Olá Sandra! Antes que nada descúlpame o português ancestral que tenho... sou espanhola. Não é a primeira vez que leo estas dúvidas que tens em boca de outros, falando de Dulce Pontes. Desde meu ponto de vista, tanto Dulce Pontes como Madredeus fazem um tipo de música minoritária, que infelizmente pouco importa quando trata-se de fazer festivos ou ciclos de música. Em segundo lugar, Dulce Pontes, apesar de levar tempo apresentando seu próximo disco (que teoricamente sai no outono) digamos que esteve imersa em uma espécie de letargia, mas vai despertando. E a propósito, estas últimas semanas teve três concertos em Portugal, por tanto ainda se deixa ouvir. Mas, melhor contame tu, que lhe passa a Porugal com Dulce? A maioria não a querem muito verdade? Por sorte aqui na Espanha, e falando para mim, a queremos, alguns como eu com certa loucura, porque é uma das vozes mais preciosas que conheço, me atrevo a dizer-te, a VOZ.
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  2. Olá Natura, primeiro quero - te dar as boas vindas ao meu blog.
    Em relação á Dulce e a musica dela, realmente tens razão, as musicas dela não são as chamadas comerciais e existe muitos que acham que a voz dela irrita um pouco.
    Eu acompanho a carreira da Dulce quase desde o início, ela estreou-se num programa apresentado por Júlio Isidro, cujo nome não me recordo agora e depois o seu sucesso foi-se começando a desenhar lentamente, até que em 1991 obtém o oitavo lugar no Festival da Eurovisão, em Roma, com o tema “Lusitana Paixão”.
    Para mim, foi o suficiente para passar a ser uma fã incondicional da sua voz.
    Eu dancei a “Canção do Mar” e a “Lágrima” (com uma outra colega minha, um dia talvez coloque algumas fotos...) e interpretei a personagem da Dulce num dueto que ela fez com a Adelaide Ferreira “Papel Principal” e ainda hoje não consigo explicar o que sinto quando oiço estas canções. Do último álbum da Dulce, não direi que oiço todas as canções mas há algumas que me tocam verdadeiramente: “Cinema Paraíso”, “Renascer”, “Amália por amor” e “Amor a Portugal”.
    Esta última canção foi muito ouvida na altura do Euro2004, mas passou a fase da loucura e toda a gente a esqueceu.
    Ainda não entendi se em Portugal as pessoas gostam ou não da Dulce assim como de outros cantores que são diferentes, mas o que é certo é que se passa longas temporadas sem se ouvir falar deles, quase que dá para pensarmos que este género de música é feita para uma classe elitista... quando na realidade as letras das canções são de grandes poetas Portugueses e algumas já foram cantadas por outros e fizeram grande sucesso, acho que este é o preço que se paga por ser diferente...
    Deixo aqui a letra de uma canção que está no album “Caminhos” editado em 1996, que eu gosto muito:


    Verdes Anos
    Pedro Támen / Carlos Paredes

    Era o amor
    Que chegava e partia
    Estarmos os dois
    Era um calor, que arrefece
    Sem antes nem depois

    Era um segredo
    Sem ninguém para ouvir
    Eram enganos e era um medo
    A morte a rir
    Dos nossos verdes anos

    Foi o tempo que secou
    A flor que ainda não era
    Como o outono chegou
    No lugar da primavera

    No nosso sangue corria
    Um vento de sermos sós
    Nascia a noite e era dia
    E o dia acabava em nós

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa