Avançar para o conteúdo principal

Viver o Natal intensamente...


Olá a todos!

Este tema tem que se lhe diga... um dia destes o meu filho mais velho via um dos muitos vídeos que correm pela web, este com o tema "O Natal já não é como antes". E em sequência disso dizia-me ele, que achava que realmente aquele vídeo estava certo.

Que falta aquela magia, de quando ele era pequeno e no dia de Natal de manhã cedo acordavam com a expectativa de ver o que o Pai Natal e o menino Jesus trazia para ele e para a irmã.

Ele sabe, mas voltei a dizer-lhe que para além das prendas o Natal é muito mais que isso.. principalmente é estarmos juntos e em família.

Cada um tem os seus motivos, as suas razões para quererem festejar esta quadra e temos que respeita-las a todas.

Expliquei -lhe que no meu caso tinha muitas razões para desde há uns anos não querer festejar o Natal, pois duas das pessoas mais importantes da minha vida perdi-as nesta altura.

O meu avô na noite de 24 dezembro e a minha mãe no dia 6 de Janeiro.

Mas, apesar de em certas alturas quebrar (quem nunca) continuo a querer celebrar esta quadra porque sim, nem que seja para celebrar a memória deles. Porque apesar de já não os ter à mesa, de já não ter a minha mãe na cozinha a fazer as filhoses e os coscorões, sempre que os faço, sei que ela está comigo.


Continuo a comer a primeira filhós de abóbora a acompanhar com café, tal como o meu avô fazia (só não bebo o Vinho do Porto).

Sempre que consigo, na noite de 24 de Dezembro vou à janela olhar para o céu, à espera de ver uma estrela cadente como em outros anos.

Já não bebo leite com café de cafeteira como fazia em miúda, mas lembro-me sempre dessa tradição.



Óbvio que as coisas mudam, mas de alguma maneira, faço aquilo que fazia na casa dos meus pais, todos os anos a decoração da árvore muda um bocadinho, faço novos enfeites de preferência reciclando materiais, faço os arranjos florais e a coroa para a porta.



Na minha casa também faço o presépio, coisa que na casa dos meus pais não se fazia por falta de espaço.

Para além destas pessoas tão queridas, este ano vamos ter menos uma pessoa à mesa, porque partiu para uma outra dimensão faz pouco tempo.

Mas continua a existir razões e motivos fortes para celebrar o Natal.

Posso também contar-vos que para além de ter lançado o meu livro que fala precisamente do espírito de Natal e de ter uma peça de teatro escrita com o tema, sou "autora" de um projecto lindo que se faz na escola onde os meus filhos andaram, uma mini feira de Natal de nome "Dinislândia", onde conseguimos juntar pessoas de todas nacionalidades e religiões, onde as crianças da escola têm espaço para brincar, criar e até levar iguarias criadas pelos pais da Associação de Pais e voluntários. Este ano não sei se conseguirei lá ir, mas tenho muito orgulho neste projecto!

Enquanto puder farei o que faço todos os anos, inclusive os doces de Natal e experimentar receitas novas...

E por aí como é vivido o Natal?

Beijos, abraços e Boas Festas para todos!
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...