Avançar para o conteúdo principal

A estrela que aquece o coração...

 


Bom dia.

Neste mesmo dia em 2019 deixei aqui no blog a minha história de "Krismas - A Aldeia Luminosa do Natal.

Hoje deixo -vos uma história, que não é de Natal, mas é passada no inverno.

Para os amantes da via láctea, estrelas, galáxias, espero que gostem.

"Sabem aqueles dias em que céu está completamente limpo e podemos observar claramente as estrelas, quando anoitece?

Esses eram os dias que o Gabriel mais gostava.

Apesar da sua tenra idade, desde muito pequenino que gostava de olhar para o céu à noite à procura de estrelas, porque o avô Salvador tinha- lhe ensinado a fazê-lo, pois a sua profissão era astrónomo.

No dia do seu 10° aniversário, Gabriel recebeu uma prenda muito especial, um telescópio. Estava tão encantado a olhar para ele e a tentar descobrir como funcionava que mal jantou nesse dia.

Essa era a noite mais longa do ano, a noite do solstício de inverno.

A pedido do avô, Gabriel essa noite dormiu na casa do avô. Ele nem sonhava, mas ainda havia mais uma surpresa à sua espera.

Quando todos foram embora, o avô Salvador pediu para Gabriel se colocar confortável e ir vestir o pijama.

Quando chegou à sala, o avô já tinha montado, mantas e almofadas no chão e os dois telescópios já estavam apontados para a grande janela da sala.

Estava uma noite fria, mas o céu estava completamente limpo, tanto que a olho nu, podia observar -se imensas estrelas.

Para não terem muito frio o avô Salvador tinha preparado um termo com chá de lucia-lima, o preferido de Gabriel e para a fome não apertar tinham biscoitos de limão em forma de estrelas. Tudo estava pronto para a grande noite.

O avô chamou-o e mostrou-lhe os mapas que tinha preparado e disse-lhe que a missão daquela noite era Gabriel encontrar Sírio, a estrela mais brilhante da via láctea com as indicações que o avô Salvador lhe ia dando.

Já passava das 23 horas e depois de muitas tentativas o avô Salvador e Gabriel descobriram a estrela Sírio.

Ela era de facto muito brilhante e destacava-se de todas as outras.

Quando fizeram uma paragem para beber um chá e comer uns biscoitos, o avô respondia às mil e uma perguntas feitas pelo Gabriel, entre muitas informações, explicava-lhe que Sírio era também conhecida como a Estrela do Cão porque era a estrela mais brilhante da constelação Canis Major, que significa o Cão Grande em latim.

Gabriel estava deliciado com tudo o que aprendeu naquela noite, que decidiu nessa altura que quando crescesse queria ser astrónomo como o avô, para poder descobrir mais estrelas, planetas e mistérios da vida láctea.

Anos mais tarde, já Gabriel era bastante crescido e como tinha idealizado continuava os seus estudos para vir a ser um astrónomo. Coisa que o avô Salvador já não ia assistir, pois tinha deixado de estar fisicamente presente.

Gabriel sentiu muito essa perda, mas continuou sempre na sua missão de ser astrónomo.

Tinha também um outro projecto de vida, criou uma escola onde ensinava às crianças tudo sobre estrelas, planetas e galáxias, um pouco a continuação do que o avô Salvador fazia consigo. 

Deu a essa escola o nome de "Sipaluah", que significava Salvador, na língua Bataque Simalungun, a língua falada numa região da Indonésia, de onde era nativo o seu avô.

Por ser algo tão diferente, esse seu projecto foi um grande sucesso junto dos mais jovens.

E todos os anos no dia do seu aniversário, o dia em que o Solstício do Inverno começava, ele proporcionava às crianças vários telescópios (entre eles o do próprio avô) para encontrarem a estrela Sírio e outras estrelas da nossa galáxia, sempre acompanhados de chá de lucia-lima e de biscoitos em forma de estrelas.

Gabriel, sempre que olhava para as estrelas, sentia-se acompanhado por algo que lhe aquecia o coração.

Esta história, é a prova que nunca devemos desistir dos nossos sonhos."

"Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar."

Vincent van Gogh 

*As imagens foram criadas por IA no @canva

Beijos e abraços e continuação de Boas Festas para todos.
Sandra C.

Comentários

  1. Passo a fim de ver, ler, elogiar a publicação, e deixar para a administração deste blogue amigo, votos de um ANO NOVO 2025, recheado de Saúde, Paz, Prosperidade, Solidariedade, Amor, extensivo às vossas famílias e amigos.

    FELIZ ANO NOVO
    2025

    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Desejo de coração que todos tenhamos bons recomeços. Que tenham tudo aquilo que desejarem. Que seja um Ano positivo para todos. Principalmente, saúde! Feliz 2025

    Coisas de uma Vida
    Beijos e Abraços.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Eduardo Viana - O supersticioso e obstinado

Eduardo Viana , pintor nascido em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1881 na Rua do Loreto, nº 13 no quarto - andar, filho de José Afonso Viana e de D. Maria das Dores Fonseca Viana foi um dos nomes sonantes da pintura do século XX em conjunto com outros pintores como Amadeu de Sousa-Cardoso, Almada Negreiros, Robert Delaunay e Sónia Delaunay, Mily Possoz (de quem veio a estar noivo entre os anos 1919-1925) entre outros. Uma personalidade impar,”(...) Supersticioso, austero, exigente e obstinado (...)” era capaz de “(...) raspar qualquer trecho ou pormenor, aparentemente insignificante, de uma tela já coberta; repintá-lo uma, duas, número sem conto de vezes, até acertar na forma, mas, sobretudo, no tom, era, para Eduardo Viana, o pão nosso de cada dia. Que saibamos, um ano (...) levou o insatisfeito pintor a encontrar, após sucessivos ensaios, a cor de um simples lenço sobre que, numa natureza morta, repousavam uns frutos (...)” Matriculou-se no Curso Geral de Desenho da Sociedade de Bela...

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

É Preciso - Miguel Gameiro

Bom dia!! Hoje trago-vos a mais recente música de Miguel Gameiro. Acho piada olhar para ele e ao mesmo tempo olhar para mim e para muitos desta mesma geração, como mudamos com o passar dos tempos. Não que isso seja mau, bem pelo contrário... As músicas do Miguel sempre me tocaram muito, não só porque acompanho o trabalho dele quase desde o primeiro momento, mas também vejo muita das minha verdades nas letras e músicas dele. Somos da mesma freguesia, eu cresci na terra ao lado da dele, temos amigos em comum, no entanto só nos cruzamos uma única vez, num momento bem triste. Voltando a esta canção, mais uma vez acertaste na muche, esta é mais uma daquelas canções que daqui a muitos anos, os nossos filhos e netos vão querer saber a história dela! Parabéns!!                                               Foto by Facebook Miguel Gameiro  É preciso Parar ne...