Avançar para o conteúdo principal

Entrevista - Ana Grave - Puro Amor à Educação!



Bom dia a todos!

Hoje trago-vos a segunda entrevista. A minha convidada é alguém por quem nutro uma grande simpatia e apesar de só nos termos visto uma única vez, admiro imenso a forma como adora a sua profissão e a torna algo leve e descontraída.

Apresento-vos então, a Ana Grave. 


- Ana, existem muitas pessoas que já te conhecem, mas para quem ainda não te conhece, quem é a Ana Grave?

Deixo uma pequena apresentação sobre mim: sou a Ana Grave, tenho 52 anos, resido em Sintra e sou professora de 1º ciclo com muito amor. Adoro trabalhar com as crianças, que tanto carinho nos oferecem a cada instante. Gosto muito de animais, de passear na natureza, de rir, cantar e dançar. Apaixonada por livros infantis e por contar histórias às crianças… é encantador ver os seus olhinhos curiosos e ternos quando ouvem novos contos. Gosto de desporto e fui praticante de ginasta de competição de Acrobática e Tumbling até aos 18 anos.


- Tu és professora do primeiro ciclo, sempre foi esta a tua profissão?

Sim, sempre fui professora de 1º ciclo. Antes de terminar a faculdade lecionei aulas de ginástica. 



- Há quantos anos exerces?

Exerço esta linda profissão há 27 anos.

- Em que altura da tua vida soubeste que este seria o teu caminho?

Na altura em praticava ginástica, a nossa classe fazia muitos estágios e esta era composta por crianças de todas as idades. Foi uma linda família que se constitui e onde nos habituámos de forma harmoniosa e cuidar uns dos outros. Recordo com muito carinho estes tempos fantásticos e até hoje mantemos um contacto muito estreito.


- Qual é o teu maior desafio enquanto mulher, mãe e professora?

Sem dúvida que foi a maternidade. Apesar de estar sempre rodeada por crianças, inicialmente existiu um pequeno receio neste maravilhoso ”desafio” de ser mãe. E tem sido uma linda jornada.


- Sei que estás inserida num projeto educativo especial, queres-nos contar qual é e em que consiste?

Trabalhamos por “Núcleos” onde os professores tutores são responsáveis por todas as crianças que os constituem, formando Equipas Educativas.

No âmbito da implementação do projeto de Inovação, relativamente à prática letiva, as aprendizagens são realizadas em contexto, estimulando a leitura de histórias, lengalengas, trava-línguas, pequenas canções, desenvolvemos trabalhos de projeto colaborativo e em grupo, recorrendo à utilização de material didático manipulativo e às novas tecnologias da informação e comunicação como fonte de pesquisa nas atividades escolares. Também é dada muita importância às atividades relacionadas com a educação e expressão físico-motora, plástica, musical e ciências experimentais, que tanto são do agrado dos alunos e igualmente enriquecedoras para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Na área da matemática os conteúdos são aprendidos numa atmosfera de aplicação constante, através da utilização dos princípios da “pedagogia das situações”. Estas aprendizagens tiveram como base pequenas histórias e vivências do dia-a-dia. Os domínios da matemática têm como suporte a utilização de instrumentos pedagógicos tais como: a linguagem das cordas, a linguagem das setas e a linguagem da minicalculadora Papy.

- Eu acredito num sistema de ensino, mas prático que teórico. Óbvio que aprender português, matemática é importante, mas acho que falta aos nossos filhos viverem experiências em campo, à semelhança do que aconteceu na minha e provavelmente na tua altura, em que a professora fazia questão do nosso contacto com a natureza. Hoje em dia faria falta o contacto com estas e outras realidades. O que achas sobre isto?

Concordo plenamente. Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, apanhar chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis, estimulam estilos de vida saudáveis e a prática de exercícios físicos. Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por isso, essas atividades devem ser estimuladas logo nos primeiros anos de vida, quando a criança está na fase de conhecer e descobrir tantas coisas novas.


- Acreditas que as AEC's fazem falta?

Acredito nas AECS que promovam atividades ao ar livre. Se as crianças estiverem lá fora, o que é que elas vão aprender? Tudo sobre o Mundo que as rodeia, de forma harmoniosa e estimulando a sua curiosidade.

Há cada vez mais escolas e projetos educativos voltados para a natureza, onde as “paredes” das salas são árvores, parques, florestas. Lá fora, a curiosidade é o motor para aprender. Brincar é a maior tarefa.


- Existem crianças complicadas ou pais que complicam as crianças?

Sem dúvida que as crianças não são complicadas.


- O que falta na escola actual?

O que faz falta à educação e também às escolas e aos seus estudantes, na minha opinião, são momentos de ensino/aprendizagem, de temas que inquietantes e que os inquietam… que conduzam à construção de pensamento crítico e criativo, a novas capacidades de inter-relacionamentos, à sensibilização de novos conceitos para uma sociedade comunitária… ao melhor entendimento sobre si mesmo e respeito pelo outro…

Para tal é necessário profissionais sensibilizados para tal educação, reestruturação de horários escolares, desenvolvimento de novos métodos e técnicas… ou seja, repensar a escola com um papel diferente, que não forme apenas técnicos, mas também pessoas com desejos e vontades.

- Diz-nos uma frase que gostes e que te acompanhe ao longo da tua vida?

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” – Paulo Freire

- Indica uma música para acompanhar esta tua entrevista.

The Black Eyed Peas - Where Is The Love?



Muito obrigada Ana pela disponibilidade de falares deste tema que para ti é tão especial, mas também é um tema muito sensível.

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa