Avançar para o conteúdo principal

O Dia de Reis, o Bolo-Rei e as suas histórias…

 


No dia 6 de Janeiro comemora-se a ultima das festas associadas à quadra do Natal, o dia de Reis.

A história deste dia está associada às figuras que nós já conhecemos dos Reis Magos. 

Gaspar, Melchior e Baltazar. Gaspar era o mais novo dos três e tinha vindo de uma terra perto do mar Cáspio, Melchior era o mais velho, de cabelos e barbas brancas e tinha vindo de uma terra de nome Ur,

Baltazar teria cerca de 40 anos e tinha vindo do Golfo Pérsico.

Estes caminharam ao longo de vários dias e semanas até conseguirem ver o menino Jesus

Pelos caminhos por onde passavam iam encontrando várias pistas e a que mais os ajudou a ir de encontro ao menino foi uma estrela cintilante, que abrindo caminho, os guiou até ao local onde estava Maria, José e Jesus

Já tinham passado alguns dias desde que Jesus tinha nascido, mais precisamente 12 dias, os Reis Magos adoraram o menino no dia 6 de Janeiro, daí nesse dia se comemorar o dia de Reis.

Para além de ir ver e adorar o menino, os Reis trouxeram presentes. 

Os presentes eram Incenso trazido por Gaspar e representava a fé, Ouro trazido por Melchior cujo significado era a nobreza uma vez que o ouro se oferecia aos reis e Mirra trazida por Baltazar representava a imortalidade.

Aqui começa a história do Bolo-Rei. Contam as lendas, que os reis Magos tiveram dificuldade em decidir quem seria o primeiro a oferecer o presente ao menino, então um padeiro fez um bolo e colocou lá dentro uma fava.

Esse bolo foi partido em três pedaços, quem ficasse com a parte do bolo onde estava a fava seria então o primeiro a dar o seu presente. Nessas lendas nunca se falou quem é que afinal ficou com a fava.

Mais tarde, os Romanos usaram esta técnica para decidir nos seus banquetes quem era o Rei da festa, ou o Rei da Fava. Estes banquetes eram feitos no mês de Dezembro e a Igreja Católica resolveu também usar a fava nas suas festas da Natividade que se festejam também em Dezembro e terminam então no dia de Reis.

Em Espanha o dia de Reis é festejado da mesma forma como nós festejamos o Natal, oferecendo presentes, tal como os Reis Magos fizeram ao menino Jesus.

Quanto ao bolo em si, o significado dele é então:

A crosta do bolo representa o ouro, as frutas secas e cristalizadas representam a mirra e o cheiro representa o incenso. A forma do bolo é redonda, com um buraco no meio, ao olharmos para ele, este bolo faz mesmo lembrar uma coroa de rei.

Muita coisa se pode dizer sobre o Bolo-Rei, no entanto irei contar onde este bolo começou a ser uma tradição.

Em França na corte dos Reis, este bolo começou a ser utilizado pelos cristãos, dizia-se então que se devia comer 12 Bolos-Reis entre as festas de Natal e dos Reis.

Com a Revolução Francesa e a queda da Monarquia, a iguaria tinha tendência para desaparecer, mas logo os pasteleiros arranjaram maneira de lhe dar um outro nome para que o bolo continuasse a existir.

Em Portugal, o Bolo-Rei foi colocado à venda na Confeitaria Nacional pelo ano de 1870, com muito sucesso, a receita utilizada veio de Paris, só com a queda da monarquia e proclamação da república em 5 de Outubro de 1910, esta iguaria viu os seus dias contados. 

No entanto tal como em França, foi sol de pouca dura, ainda foi apelidado de vários outros nomes, mas o nome porque foi sempre conhecido prevaleceu e hoje em todas as pastelarias e outros espaços podemos comprar o famoso Bolo-Rei.

Nos dias que correm, a receita pode variar, existindo tantas variedades, para cada gosto e cada cliente.



Epiphany (Le gâteau des rois) – Jean-BaptisteGreuze

* Este texto foi criado por mim para ser apresentado a alunos do primeiro ciclo, o texto publicado hoje aqui tem algumas alterações, para que fizesse sentido a sua publicação.
O Bolo Rainha foi feito cá em casa para na Sexta-feira passada ser levado para os meninos da turma da Carolina provarem.
A receita que eu segui foi a da Clara de Sousa 

Desejo a todos um Feliz Dia de Reis.

Beijo e abraços.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...