Avançar para o conteúdo principal

Entrevista Yara Silva - Açunhando Emoções Cor de Arco-Íris!



Bom dia a todos!
Hoje as entrevistas regressam ao Bluestrass! A minha convidada de hoje é para além de tudo, uma amiga, uma confidente, uma mulher cheia de magia na simplicidade do seu ser!
A Yara Silva traz a sua doçura para a arte do Cake Design. 
O projecto Açunhar foi algo que nasceu devagarinho e em breve vai-se tornar algo real e mais palpável.

Venham daí conhecer mais um pouco a Yara e o seu Açunhar!

Yara, como nasceu o projeto Açunhar?

Açunhar ainda não é um projeto, aliás, poderei dizer que é um projeto, daqueles que trago comigo há muitos anos, arrumadinho no meu bolso, prestes a dar o salto. Açunhar surge de um sonho e da alegria de fazer bolos decorados com pasta de açúcar como hobby. Quando comecei a “fazer” bolos, nunca imaginei que um dia iria pensar num projeto profissional. Fiz a minha primeira tentativa para a minha cara metade, ele gosta muito do carro mini, e tentei construir um em pasta de açúcar, só com informação que li na internet. O resultado foi mais um calhambeque do que um mini, mas foi aí que algo mudou, decidi que passaria a investir no meu desenvolvimento pessoal através da formação para adquirir novas técnicas, novas ideias, e já lá vão quase 12 anos.

Fui fazendo alguns bolos para a família e para os amigos e a determinada altura senti que decorar bolos era uma paixão e a cabeça começou a fermentar e a sonhar a ideia de algo mais. O nome surge com a certeza do que queria. Para mim, o nome tem essa força, pois junta exatamente aquilo que pretendo “sonhar o açúcar”, ou seja, representa a minha arte, quem eu sou quando trabalho na criação de um bolo.

Há pessoas muito especiais que me acompanham neste crescimento, que acreditam em mim, até mais do que eu, às vezes, e cuja força foi – e é - um dos ingredientes essenciais para chegar a este momento de projeção.

A ti Sandra, OBRIGADA, por me ajudares a sair do bolso…

- Este teu gosto pelo Cake Design foi um acaso ou uma necessidade?

Acabou por ser um acaso, foi a vontade de experimentar algo diferente que me levou a esta paixão. E quanto mais mergulhava neste mundo, mais apaixonada ficava. Sempre gostei de trabalhar com as mãos, de moldar, de fazer trabalhos manuais, e a pasta de açúcar veio amplificar esse gosto. Quando comecei a dar os primeiros passos, o Cake Design ainda não tinha a dimensão que tem hoje.

Uma vez fiz um bolo para uma amiga durante a semana, numa altura em que ainda trabalhava, então tive de fazer o bolo madrugada dentro e no dia seguinte em casa dela acabei a montagem de pormenores. Tinha dormido umas 4/5 horas nessa noite. A mãe dela olhou para mim e disse “a delicadeza com que estás a terminar, a tua entrega é tal, que não parece nada que estás cansada, pareces feliz”. E é verdade, fazer um bolo não me deixa cansada, deixa-me feliz, porque também sei que vou proporcionar um momento especial a alguém.


- A tua área profissional tem algo a ver com este teu projeto?

Diretamente não, porém, a minha formação é em Gestão de Marketing o que me dá competências para fazer crescer o açunhar.

- Fizeste ou fazes alguma formação?

Sim, ao longo dos anos fiz várias e continuo a fazer. As aprendizagens são fundamentais para crescer, para evoluir. A primeira que fiz foi na Escola Isto Faz-se, há cerca de 12 anos, é uma das escolas de referência do país. E mais recentemente tenho feito várias formações com a Sophia Fox, para mim ela é “A” referência nesta área, uma inspiração, uma força, uma formadora muito especial. Eu tenho aprendido muito com ela, não só técnicas novas, diferentes e brutais, mas também algo mais que não sei explicar, ela, a mim, deu-me confiança, deu-me um acreditar que nunca tinha sentido antes, reforçando que o caminho da evolução é contínuo.

Para além das formações, também leio muito, e ao longo do tempo fui adquirindo vários livros. O primeiro livro que comprei foi da Colette Peters, uma Diva em bolos para sonhar. Outros nomes são também fonte de inspiração, como a Lindy Smith, Natália da Silva, Julie Deffense, Carina Costa, Carlos Lischetti, e outros.


- Os trabalhos que fazes são apenas bolos personalizados ou também outro tipo de pastelaria?

Bolos personalizados, o que pretendo é criar bolos que façam sonhar e que façam as pessoas felizes. Podem ser bolos simples ou mais estruturados, mas sempre personalizados a partir de um tema, de uma inspiração ou até de um livro. Estou sempre a ver bolos em tudo o que observo, quase tudo. Quando leio histórias, principalmente histórias infantis, quando vou na rua, quando vejo exposições. A inspiração é constante.

- Sei que és muito meticulosa e delicada nos trabalhos que fazes. Quando te pedem um bolo personalizado, como começas o trabalho? Fazes desenhos? Protótipos?

Criar um bolo é efetivamente um processo. E a minha criatividade vem muito da forma como observo o mundo à minha volta. Primeiro pesquiso sobre o tema, faço apontamentos, penso nos detalhes, na pessoa. Tenho sempre o cuidado de fazer perguntas sobre os gostos da pessoa a quem se destina o bolo, apontamentos sobre a pessoa, quando não a conheço. Depois o esboço começa a surgir, faço desenhos do aspeto final, dos pormenores, penso em todos os elementos que poderá levar. Algumas vezes é preciso fazer testes, para perceber qual o melhor caminho.


- Quanto tempo podes levar a fazer um bolo personalizado?

Uiii, bastante tempo, muitas horas, depende sempre do tipo de bolo e dos pormenores, pois alguns precisam de tempo para secar, outros levam efetivamente muito tempo a fazer, 5h/6h e até 10h. Sou muito meticulosa, gosto também de fazer as próprias cores, sempre que é possível.

- Dás primazia à pasta de açúcar nos bolos que elaboras, ou fazes outro tipo de decorações?

A pasta de açúcar é a minha decoração preferida, mas tenho aprendido outros acabamentos e decorações que também gosto de usar, como o creme de manteiga, ganache de chocolate, chocolate. Esta é uma arte que precisa de muito treino, muito tempo na cozinha para testar e consolidar o que vamos aprendendo.


- Os clientes são muito exigentes nos pedidos?

Até agora não, tenho feito alguns bolos para os amigos e a família. De qualquer maneira a exigência começa logo comigo. Sou a primeira a aplicar um conjunto de regras essenciais a um bom resultado, mas às vezes acontecem imprevistos, já aconteceu o bolo, apesar de saboroso, estar um pouco enqueijado ou ligeiramente seco. São sempre experiências que me fazem melhorar. Sou serena por natureza, então concentro-me ainda mais e encaro o constrangimento com a energia vamos lá solucionar!

Por exemplo, um determinado bolo pode ser perfeito para um lanche, mas “mais pesado” para funcionar como sobremesa a seguir a um jantar. Toda a conceptualização de um bolo, desde a massa, ao recheio e aos detalhes importam e são fundamentais para criar um bolo único e fazer o cliente feliz.

- Qual foi o pedido mais complexo que já tiveste de elaborar?

O Bolo casamento da minha irmã, por todos os motivos. A minha irmã casou logo a seguir a ter feito a minha primeira formação. Ela lançou-me o desafio e eu aceitei, porém, como podes imaginar, o estado de nervos que foi. Era um casamento!!! E eu nunca tinha feito um bolo à séria. Foi uma aventura daquelas que fica para a história. Apesar de muitos atropelos e de nervos inflamados em todas as minhas células, teve um final feliz, o bolo e o casamento. Nessa altura valeu-me a ajuda de uma amiga.

- Consegues imaginar que a tua vida profissional passe futuramente pelo Cake Design?

Consigo mais do que imaginar, consigo acreditar que o meu futuro vai continuar a passar pela criação de bolos personalizados. O açunhar, apesar de estar no bolso há muito tempo, há dois anos comecei finalmente a desenhar e a projetar a realização deste sonho. Fiz formações mais específicas sobre o negócio nesta área, mas, entretanto, veio a pandemia, e tudo ficou meio suspenso, o mundo no seu todo abrandou, mas certamente, não por muito tempo. O açunhar vai fazer parte da minha vida e da vida de muitas pessoas. Ser cake designer profissionalmente é muito desafiante, são efetivamente muitas horas de trabalho para proporcionar um momento único, mágico. E nem sempre esse tempo é valorizado pelo cliente.

- A tua filhota Matilde, já demonstra interesse nesta tua arte? Achas que poderia seguir os teus passos?

Já demonstra bastante interesse, principalmente em comer a pasta de açúcar quando estou a fazer um bolo. Mas fora de brincadeiras, tem sido muito engraçado fazer bolos com ela em casa. Geralmente quando estou a desenvolver os bolos, ela está ou na escola ou a dormir, mas como agora está em casa, ela tem vindo para o pé de mim e fica no chão a fazer plasticina, imitando os pormenores que estou a fazer. Quando estive a fazer os elementos para o bolo da Carolina sobre pintura, ela fez os mesmos em plasticina.

É muito engraçado e gratificante. A montagem final de um bolo, muitas vezes, é feita de noite, e ela quando acorda vai logo a correr para ver como ficou e fica deslumbrada e diz “mamã está tão bonito” “mamã tu fazes bolos tão bem”. E o meu sorriso rasga-se “como uma bola colorida entre as mãos de uma criança”.

Há pouco tempo, estávamos na mercearia e ela começou a falar de bolos com uma das pessoas que lá trabalha e acabou por dizer que “a mamã é uma especialista de bolos” e isso originou uma conversa muito engraçada sobre bolos com essa pessoa que em tempos também fazia bolos. Boas surpresas às vezes aparecem assim, ao virar a esquina. As crianças têm esse dom de serem sinceras, destemidas, e aprendo muito com a minha filha de 6 anos.

- Onde podemos encontrar os teus trabalhos e a "açunhar" nas Redes sociais?

Para já no instagram . Quando comecei a fazer bolos fui publicando algumas imagens no meu facebook pessoal, mas a ideia é depois criar uma página própria e um site.


- Deixa um pensamento e uma música para acompanhar esta tua entrevista.

Só poderia ser:

“eles não sabem, nem sonham

que o sonho comanda a vida

E que sempre que um homem sonha

O mundo pula e avança

Como uma bola colorida

Entre as mãos de uma criança” | Poema a Pedra Filosofal de António Gedeão.

Esta frase comanda a minha vida há muitos anos. E a música cantada pelo Manuel Freire.

*Gostava ainda de te agradecer Sandra pelo desafio que me lançaste. É a primeira vez que falo do açunhar como projeto real. com determinação os sonhos acontecem.

Açunhar bolos e também Açunhar amizade...

E termino com um OBRIGADA especial à minha cara metade, ao meu Rui, que me dá força, que acredita em mim e que voa comigo.


**Obrigado Yara pela confiança, pela amizade e principalmente por seres quem és!!

A todos, espero que tenham gostado! Desejo-vos um bom fim-de-semana!
Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. Gostei muito de ler a entrevista
    Eu comecei dar muito valor ás pessoas que se dedicam a este trabalho no dia que fiz o bolo de 1 ano do meu principe. Levei uma noite inteira, depois de um dia de trabalho. Foi o primeiro, nada do outro mundo mas eu estava mesmo feliz por ter sido eu.
    Muitos parabéns a Yara e muito sucesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas palavras tão carinhosas. É fantástico quando fazemos algo que realmente nos deixa feliz e um bolo para um filho, é assim um tesouro. Muitos parabéns também.

      Eliminar
  2. Gostei muito de ler a entrevista
    Eu comecei dar muito valor ás pessoas que se dedicam a este trabalho no dia que fiz o bolo de 1 ano do meu principe. Levei uma noite inteira, depois de um dia de trabalho. Foi o primeiro, nada do outro mundo mas eu estava mesmo feliz por ter sido eu.
    Muitos parabéns a Yara e muito sucesso

    ResponderEliminar

  3. Uma bela entrevista que elogio e aplaudo.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras tão positivas.
      Desejo também um Feliz fim de semana
      Yara

      Eliminar
  4. Obrigada Sandra pelas tuas palavras, pela pessoa que és e pela oportunidade de acunhar contigo. Tu és gigante na forma como te envolves com a vida, com as vontades, com os desafios, com os teus projetos. Bluestrass é cor de VIDAS, da tua e a das pessoas que aqui iluminas, dos temas que partilhas e do que te faz feliz. Adoro-te! E muitos parabéns por seres tal como és!

    ResponderEliminar
  5. Ora muito bem!
    Adorei a publicação!!
    *
    Não há baú sem segredos ...
    *
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Bjs de volta e um ótimo fim de semana!

      Eliminar
  6. Não conhecia o trabalho dela mas que bolos lindos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora a sair do bolso.
      Muito obrigada!
      Bj e bom fim de semana!

      Eliminar
  7. Olá, Sandra e Yara!

    Como mulher das artes tenho a noção de que qualquer trabalho manual tem o seu quê de trabalhoso.
    Foi a primeira vez que vi uma descrição tão completa de como decorar um bolo. É de facto um trabalho muito delicado e merecedor da minha admiração! O resultado é extraordinário!
    Muitos parabéns Yara pelo seu trabalho! Faço votos que o projeto saia do bolso o mais rápido possível e que tenha muito sucesso!

    Sandra, obrigada por esta partilha.

    Beijinhos para as duas.
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana
      Muito obrigada pelas palavras tão bonitas e encorajadoras.
      E também já ouvi que a Liliana faz coisas surpreendentes.
      Um grande bj e um feliz fim de semana
      Yara

      Eliminar
  8. Adorei a entrevista, e fiquei rendida perante o encanto, de cada bolo apresentado!
    Votos de muito sucesso, para este projecto delicioso, em todos os sentidos!
    Beijinhos para ambas!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Beijinho de volta e um domingo Feliz
      Yara

      Eliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa