Avançar para o conteúdo principal

Ora Agora Falas Tu - Andreia Morais de "As Gavetas da Minha Casa Encantada"


Bom dia!
Hoje ao contrário das segundas - feiras habituais, não vos trago um pensamento, trago-vos antes a rubrica "Ora Agora Falas Tu". 
Andreia Morais do blog "As Gavetas da Minha Casa Encantada" , foi a minha primeira convidada desta rubrica em Janeiro de 2019 e hoje regressa para trazer um texto muito especial para mim, que foi escrito por ela já faz uns bons meses, ainda nem tão pouco avistávamos a quadra natalícia.

Este texto seria o Prefácio do meu livro "Krismas - A Aldeia Luminosa do Natal", mas como os livros infantis não contêm prefácio, acabou por ficar guardado, mas sempre disse à Andreia que este texto iria ser publicado. E aqui está hoje!



Espero que gostem tantos das maravilhosas palavras da Andreia como eu! Continuo a achar que a Andreia tem um lugar guardado na literatura e que será um sucesso quando um livro dela sair!!

Deixo-vos então as palavras da Andreia:
 
"A quadra Natalícia tem um encanto especial. É mágica. Multiplica-se em partilha. E num sentido de comunidade, que faz transbordar o lado esquerdo do nosso peito. Curiosamente, quando reflito sobre o poder que a literatura tem no nosso crescimento e na nossa integração, enquanto seres sociais, observo-a composta pelos mesmos pilares. Porque, nas asas de um livro, o jogo simbólico adquire outra força e outra empatia. E não há idades certas para sonharmos, para nos aventurarmos, para sermos quem nós quisermos. Deambulando entre infinitas histórias, somos todos feitos de tecidos invisíveis que nos enlaçam. E que nos fazem viajar para a margem onde permanece a imaginação.

Quando a Sandra Cabaços Monteiro publicou Krismas, senti-me a ser transportada para a minha infância. Para o colo da minha família. Para uma inocência tão ternurenta, que nos permite acreditar em contos de fadas e em senhores de barbas brancas a correr o mundo, apenas – como se este apenas fosse pouco – para colorir as nossas casas de desejos, de tradições, de amor. Embora possamos ter maneiras muito únicas de celebrar o Natal, há princípios que se repetem. Há expectativas que se partilham, como se fossem rabanadas acabadas de fritar. E é este aconchego que nos envolve à volta de uma mesa. E ao redor de uma história com tantos recantos de fantasia.

A mensagem que espelha para o mundo é, ainda, símbolo de união. De descoberta. De aceitação. E de algo que acredito ser fundamental: a certeza de que todos temos um caminho; de que todos acabaremos por encontrar a nossa luz guia. Mesmo que demore. Mesmo que precisemos de abraçar uma realidade diferente. Porque, por vezes, basta alterar a perspetiva e escutar o nosso coração – ele sabe o que faz.

A leitura nem sempre explica o ambiente que nos ampara. Mas há contos que nos colocam no caminho certo, iluminando-nos por dentro. Neste manifesto que evidencia, também, o valor das relações interpessoais, fui novamente uma menina, em plena véspera de Natal, de olhar brilhante, a escutar a conversa dos adultos e a tentar reproduzir, em imagens mentais, as suas memórias inesgotáveis. E, para mim, a essência do Natal é esta simplicidade que nos faz sentir que pertencemos a um lugar.

Há um provérbio africano que eu adoro e que traduzido fica assim: «É preciso uma vila para criar uma criança». Considero-o brilhante não só pelo significado, mas também pela versatilidade, pois podemos aplicá-lo em inúmeros contextos, preservando o propósito da segurança e da rede de apoio. Eu não sei como é passar o Natal numa aldeia, mas sinto que segue esta linha de raciocínio por uma questão: os habitantes cuidam uns dos outros. E não há melhor definição de Natal do que esta. Apesar de celebrar na cidade, a minha vila humana incutiu-me os valores certos. E, muito provavelmente, isso fez de mim uma habitante desta aldeia tão particular, onde as saudades e o entusiasmo da época poderiam ser pendentes a decorar a árvore gigante. Porque tudo é possível!

Krismas é para toda a família. E, mais do que uma história, é um estado de alma.

Andreia Morais"

Este mês de Dezembro muito tenho agradecido a quem me tem apoiado, acarinhado e hoje mais uma vez digo, obrigado, muito obrigado Andreia!

Beijos e abraços a todos!
Sandra C.


Comentários

  1. Owww adorei! Muitos parabéns querida! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oh como não gostar dessa partilha, oh muitos parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Foi escrito de coração! Obrigada pela oportunidade *-*

    ResponderEliminar
  4. Passando, lendo, elogiando, e deixando
    .

    Votos de um SANTO E FELIZ NATAL
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosa partilha!!
    Gostaria de vos desejar um feliz Natal pessoalmente. Não o podendo fazer, resta-me desejar-vos muita saúde. Um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana, e Boa Festas.

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra!

    Tal como prometido, vim ler o texto na integra.
    Gostei muito! Muito profundo!
    Parabéns às duas!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici