Avançar para o conteúdo principal

A origem dos símbolos da Páscoa

A época quaresmal para os cristãos, não é só festejada na próxima sexta -feira e no domingo, a preparação da época quaresmal começa logo na semana do Carnaval.
Segunda se conta, a Páscoa foi fixada pela 1ª vez, no ano de 325, no primeiro concílio de Nicéia.
Existem vários símbolos que indentificam está época, uns mais cristãos e outros que tem um significado mais pagão.
- As luzes, as velas e fogueiras simbolizam a luz dos povos.

- Os sinos e as vestes brancas simbolizam a alegria, a vitória e a pureza de Deus.

- A cruz e um dos símbolos principais da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo.

- O Pão e o vinho simboliza a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos

Existe muitos outros simbolos cristãos, deixo apenas aqui alguns exemplos.
Agora em baixo, deixo aqui outros símbolos desta época, que representam a forma mais pagã da Páscoa.

- Os ovos de chocolate simbolizam o nascimento de uma vida que está para nascer.
A tradição da troca de ovos, já é muito antiga, o primeiro povo a utilizar esta tradição foram os cristãos primitivos da Mesopotâmia, os egípcios e os persas também tinham os costume de tingir ovos com as cores da primavera para dar aos amigos.
No entanto estes ovos não eram comestíveis, só muito mais recentemente, a moda dos ovos de chocolate passaram a fazer furor entre míudos e graúdos.

- O coelho da Páscoa, é uma tradição que chegou à América em meados de 1700 pela mão de imigrantes alemães.
Existe ainda uma outra lenda contando que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os foi esconder num ninho para dar como presente aos seus filhos na Páscoa.
Então as crianças ao descobrir o ninho, viram também um coelho a passar na mesma altura.
Esta situação deu azo a que se espalha-se então que o coelho é que trazia os ovos.

- As amêndoas são o simbolo da alegria pascal e apelam à partilha e à paz.
- O Folar da Páscoa do que pesquisei, pareceu-me ser uma tradição que tem a ver com o nosso pais. Em cada cantinho de Portugal, este ganha uma forma e gosto diferente.
Podem ver mais sobre a história do folar em http://www.infopedia.pt/$lenda-do-folar-da-pascoa

Espero que tenham gostado deste post, resta desejar-vos uma óptima Páscoa e cuidado com os doces...

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...