Avançar para o conteúdo principal

Por entre tachos e panelas...

Esta semana para além das receitas, quero flar-vos um pouco da origem de um alimento que usa nesta altura do ano, a batata doce.
Nas próximas semanas vou trazer-vos outros alimentos típicos desta altura do ano, tais como: Castanhas, dióspiros, nozes, passas,etc...

(Pesquisa no site http://www1.folha.uol.com.br/ e http://www.hortalimpa.com.br/)
A batata doce é uma raiz de uma planta rasteira, originária do continente americano, que cresce sem necessitar de muitos cuidados especiais no seu cultivo.
Não é tão consumida como a batata normal, no entanto é bastante apreciada em vários países como o Brasil, Moçambique entre outros.
No Brasil, existe quatro tipos de batata doce, as diferenças encontram-se na polpa: batata-branca, conhecida também por angola ou terra-nova, a sua polpa é bastante seca e não é muito doce, a batata-amarela, bastante semelhante com a branca, mas com um sabor bastante mais doce, a batata-roxa em que a sua casca e polpa é arroxeada, esta é a mais apreciada pelo seu sabor e aroma agradáveis, a batata-doce-avermelhada, tem a casca parda e a polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
A batata-doce é rica em Vitamina C e A e ajuda no combate ao cancro, a sua casca é rica em fibras, logo ajuda a baixar o colesterol e ajuda também na digestão.

Agora deixo duas receitas com Batata-Doce.

Costeletas de Porco com Batatas-Doces e Maçãs
(Esta receita é Americana, mas o livro de onde tirei esta receita, não fala do tempero da carne, fala apenas de um puré de cebolas ???, mas não me parece que o hálito no fim da refeição seja o mais agradavél, por isso o tempero das costeletas é da minha autoria.)

Ingredientes:
- 4 a 6 Costeletas do fundo (são um pouco mais goradas que o habitual, mas como esta receita é feita no forno, não se tornam tão secas)
- Sal q.b.
- 2 Alhos picados
- Massab de Pimentão q.b.
- Vimhp branco ou cerveja
- Batatas-Doces q.b. (uma a duas por pessoa)
- Maçãs Reinetas q.b. (uma a duas por pessoa)
- Azeite q.b.
Preparação:
Tempere as costeletas com sal (tendo o cuidado de não colocar sal a mais pois a massa de pimentão já é bastante condimentada), o alho e o vinho branco.
Num tabuleiro coloque as costeletas, as batatas com pele e as maçãs descaroçadas.
Leve ao forno a assar.
Faça um molho com alho picado, massa de pimentão, vinho branco e azeite.
Sempre que a carne começar a secar, regue-a com este molho.
Bom apetite.

Doce de Batata Doce
Ingredientes:
- 1 Kg de Batata Doce
- Açúcar (O mesmo peso que a batata, já depois de cozida e passada)
- Baunilha para aromatizar
Preparação:
Lave as batatas e leve-as a cozer sem casca.
Passe-as no paase-vite como se fossem para fazer puré.
Pese as batatas, o peso obtido é a quantidade de açúcar que vai precisar.
Leve ao lume os dois ingredientes, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela.
Antes de apagar o lume junte a baunilha.
Deixe arrefecer e corte-o.
Bom apetite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...