terça-feira, agosto 07, 2007

O significado da palavra férias...

Imagem retirada de http://sol.blogomundo.com

... Na minha cabeça, funciona com um clique. Como um abrir de uma porta que se encontra fechada meses a fio...
Esta palavra resulta em mim, como se me dessem uma injecção (e eu que as abomino...) de alegria, faz-me sorrir e ter um brilhozinho nos olhos que me ilumina.
Férias, para mim significa não ter horários marcados (ou pelo menos ter um despertador às 6.40 da manhã), é fazer o que realmente me apetece (embora às vezes seja difícil consegui-lo).
Férias, lembra-me dias de divertimento na época de adolescência, onde se juntavam duas famílias, e em que nós, os putos, fazíamos sempre uma pequena festa para apresentar no último fim-de-semana, antes de voltarmos para Lisboa. Lembra-me brincadeiras no rio, apanhar lagostins (até as 22.00, gandas malucos...), andar Kms e Kms a pé só para poder ter um pedaçinho de rio, sem ninguém por perto a fazer barulho, ouvir as cigarras nos dias de calor, andar à chinchada de uvas e de figos pretos, de apanhar amoras silvestres e fazer doce, mesmo não sabendo a receita, criar passarinhos que caiam do ninho e alimentá-los pela nossa boca...
Infelizmente, ou não, crescemos, tornamo-nos adultos e estas lembranças esfumam-se completamente.
No entanto agora as férias para mim lembram-me, aventuras por sítios mais ou menos desconhecidos, lembra-me o Gerês, Viana do Castelo, Braga e a Senhora da Penha (em Guimarães, ai que saudades da Penha), lembra-me Alcoutim, lembra-me espetadas de lulas (que comemos até não poder mais), lembra-me andar Kms de carro para ir ver uma coisa e chegar lá e apanhar uma decepção muito grande (sim, porque improvisos é algo que não falta nas nossas férias, não é lindo?), lembra-me momentos especiais que prefiro guardar para nós... mas principalmente a palavra férias é um cortar com o quotidiano e com a “lufa-lufa” do resto do ano.
Esta semana que se aproxima, não vai dar para muitas aventuras, mas já dá para relaxarmos um bocadinho do stress, e por muito que digam que os dias custam muito mais a passar se os contarmos, eu não me importo e já comecei a fazer “The final countdown” , Segunda, Terça...Domingo
Yes, elas vêm ai.... vou lançar um foguete!

Sem comentários: