quarta-feira, maio 09, 2007

Sono e os seus benefícios

Dormir faz parte da vida de todos nós, uns mais de que outros, cada um sente necessidade de dormir da sua maneira, com mais ou menos roupa ou mesmo despido.
Dizem que devemos dormir cerca de 8 a 10 horas, para que o cérebro possa descansar convenientemente, no entanto o que dizer de certas pessoas que dormem 4 horas, como é o caso de pessoas mais idosas.
Ao ler a revista Happy do mês de Maio, descobri um artigo muito interessante sobre alimentos que nos ajudam a ter uma noite mais descansada.
Em primeiro lugar há que evitar comer refeições muito pesadas, cerca de 4 a 6 horas antes de dormir, depois repare só nestes alimentos:

Pesquisa de Rita Caetano para Happy Maio 2007
Abacate é um alimento que é rico em vitaminas B, estas vitaminas são fundamentais para a reorganização celular e hormonal. Quem faz uma alimentação fraca em vitamina B, pode vir a sofrer com insónias.

Alcachofra é o alimento ideal para quem sofre de insónias e porquê? Porque é um dos alimentos que mais contêm ferro, quem sofre deste mal têm carência dele no seu organismo.

Amêndoas e todos os frutos oleaginosos têm a quantidade certa de ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6. Contêm ainda vitaminas do complexo B, cobre e magnésio.

Atum é um alimento que se deve comer, não só para dormir melhor, mas por outros motivos também. Ele é rico em magnésio, cálcio, ácidos gordos ómega 3 e ainda é uma fonte de crómio que ajuda a regular os níveis de açúcar do sangue.

Banana é aconselhada em dietas para quem sofre de insónias há já muito tempo. Rica em triptofano e também em vitamina C, tanto a banana como os morangos são frutos aconselháveis de se consumir, se quer passar uma noite descansada.

Chá, existe algumas variantes deste produto que fazem maravilhas a quem quer dormir, tais como: Camomila, Tília, Cidreira, Valeriana e Flor de Laranjeira.
A juntar a estes chás, experimente ferver umas folhas de alface e beber o seu chá....

Cogumelos são um alimento óptimo para relaxar, (vá não comecem já a pensar em outras coisas...) pois é rico em vitaminas e particularmente na B5.

Iogurte é outro alimento que contêm o triptofano na quantidade certa para se ter uma boa noite de sono. Um copo de leite morno têm o mesmo efeito.

Pêssego para além de ser uma fonte de vitamina C, é ainda uma fonte de cálcio e magnésio, logo é uma ajuda na regularização da função cardiovascular e também da tensão arterial.

Tâmaras tal como outros alimentos que já falei atrás, é um fruto rico no aminoácido triptofano, logo ajuda a relaxar e a passar uma noite mais tranquila.

Estes são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a quem sofre de insónias a deixar de contar os carneirinhos todas as noites.
Também é conveniente não tomar, excitantes, tais como o café, chá preto, coca - cola e álcool.
Há sempre outros conselhos, como não ficar a ver televisão deitado na cama, ler um pouco também ajuda, um banho de imersão ao som de uma música calma e outras coisas mais que a imaginação permite e que não preciso falar delas, porque todos sabem do que falo....

Em breve pesquisarei sobre os sonhos, o porquê de sonharmos, os mitos associados aos sonhos e os supostos significados de alguns deles...

Sem comentários: