sexta-feira, fevereiro 13, 2009

O amor... nos livros!

Aproveitando a onda do dia dos namorados, não que eu costume festejar este dia necessariamente, este ano vamos aproveitá-lo para descansar, namorar, quem sabe passear ou ir ao cinema e depois vamos jantar, não porque é dia dos namorados, mas porque terça-feira dia 17 fazemos 6 meses de casados, como é dia de trabalho, ninguém vai ter muita disposição de ir fazer grandes programas, nesse dia vou fazer sim um jantar diferente.
Voltando agora ao tema deste post, muitos são os autores que nos seus livros falam do amor, uns de amor paixão, de amor platónico, de amor inocente, de grandes histórias de amor que levam a cometer grandes loucuras e por ai fora.

Vou deixar-vos alguns titulos que falam então de amor:
- Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
. Fala do amor entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, dois jovens que se apaixonam, mas este seu amor é o dito amor impossivél, pois as suas familias são rivais e nunca aceitariam este casamento. Após algumas peripécias, Simão é obrigado a ir para Coimbra com o intuito de quebrar os laços pela distância, faz com que este amor se torne ainda mais sólido.
O fim desta história é trágica, Teresa morre pela impossibilidade de estar com o seu amado, quando este é enviado para a India, Simão acaba também por morrer, assim como Mariana, uma outra personagem que entra nesta história, para cuidar de Simão quando este é ferido numa "zaragata" em casa de Teresa. Mariana apaixona-se por Simão, vindo a morrer no fim desta história também por amor, suicindando-se no mar.
Esta deve de ser umas das histórias de amor mais conhecidas e lidas, pelo menos em Portugal e no Brasil.

Sem comentários: