sexta-feira, dezembro 08, 2006

Por Entre Tachos e Panelas

Olá, esta semana trago-vos uma receita que este ano vou experimentar, para matar a curiosidade de saber como se faz um Bolo – Rainha.
Esta variedade de Bolo-Rei é uma novidade com poucos anos, fiquei muito contente quando apareceu no mercado, pois já quase não toco em doces e bolos, então com fruta cristalizada muito menos ainda.
Nesta altura do ano, sendo uma época em que se come mais doces, as pastelarias fazem centenas de kg de Bolos-Reis e Bolos – Rainhas, (o meu irmão na noite da véspera de Natal traz sempre de presente um calo no cotovelo de fazer tantos buracos nos bolos) para não falar do Bolo Inglês, o Bolo de Rum e outros...
Não querendo “roubar” nada á concorrência, deixo aqui então esta receita.
Deixo ainda uma receita diferente de como apresentar Bacalhau no forno.


Bolo Rainha
(Esta receita foi retirada da revista “Mulher Moderna)

Ingredientes:
- 15 gr. de Fermento
- 250 gr. de Farinha
- 50 gr. de Açúcar
- 50 gr. de Manteiga
- 2 Ovos
- 2 Colheres (sopa) de Aguardente Velha
- 120 gr. de Amêndoas inteiras
- 60 gr. de Passas
- 30 gr. de Pinhões
- 50 gr. de Sultanas
- 12 Nozes
- 2 Colheres (sopa) de Rum
- Leite, manteiga e farinha, q.b.

Decoração:
- 2 Gemas
- 20 gr. de Pinhões
- 30 gr. de Miolo de Noz
- 100 gr. de Amêndoas inteiras
- Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Dissolva o fermento e duas colheres de farinha, em leite morno. Amasse a restante farinha com o açúcar, a manteiga, os ovos, a aguardente e a mistura do fermento. Deixe levedar durante três horas.
Misture bem os frutos picados e o rum e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Misture-os na massa. Numa superfície polvilhada com farinha, molde a massa em forma de coroa. Coloque-a num tabuleiro untado com manteiga e deixe-a levedar, tapada com um pano, durante 40 minutos.
Bata as gemas e pincele a coroa. Polvilhe com os frutos secos (da decoração) e açúcar em pó, a gosto. Leve o bolo ao forno a 180º graus, durante 35 minutos.


Bacalhau com presunto
(Esta receita é baseada na receita de “Bacalhau com Chouriço”, da Mulher Moderna de Dezembro 2006)

Ingredientes:
Para 4 pessoas
- 4 Postas de Bacalhau demolhado
- 200 gr. de fatias de presunto
- 6 Dentes de Alho
- 1 dl de azeite
- Batatas pequenas q.b

Preparação:
Ligue o forno a 200º C. Envolva as postas de bacalhau nas fatias presunto. Se achar necessário ate-as com fio de cozinha ou simplesmente espete palitos para manter as fatias no sítio.
Esmague os alhos e coloque-os num tabuleiro. Depois coloque as postas do bacalhau e as batatas já descascadas. Regue com azeite e leve ao forno até achar que as batatas estão assadas, vá regando com o azeite.
Bom apetite

Sem comentários: