Avançar para o conteúdo principal

Monika- A Guerreira...


A tua vida levou uma grande volta num espaço de poucos meses...
Que mudanças ocorreram?
- Em 7 meses tudo mudou na minha vida.
Não tenho palavras para descrever aquilo que sinto, a minha felicidade. Tenho-me sentido tão bem e com tanta vontade de fazer coisas que antes nem me passava pela cabeça... 
Consegui eliminar alguns Kgs (muitos) da minha vida e com eles foram a baixa auto-estima, o medo de falhar, e actualmente sou uma pessoa muito mais forte(não de peso), que a cada dia se descobre, se acha mais bonita e que luta pelo que deseja. 
Enfim sou uma pessoa cheia de sonhos.

Como te preparaste física e psicologicamente para isso?
- Até hoje continuo continuo a pensar que nunca me preparei para esta GRANDE mudança. 
Apenas me “caiu” a ficha no dia em que o meu telemóvel tocou... para a marcação da operação da cirurgia.
Antes de ser operada tive de passar por inúmeros testes. Testes estes que consistiam em avaliações nutricionais, cardiológicas, endocrinológicas e psicológicas. 
Ao passar por todo este procedimento percebi que iria precisar de tempo. Tempo para me adapta
ao meu novo corpo e ao meu novo estilo de vida. Pois não nos podemos de esquecer que que a cirurgia ajuda a transformar obesos em pessoas normais.
Moral da história: Cirurgia bariátrica é uma das peças fundamentais para o combate à obesidade , mas deve-se tratar primeiro os distúrbios psicológicos antes e depois da operação.

O que aconteceu ou melhor em que altura da vida se fez o clique e entendeste que tinhas de mudar a tua vida?
- Bem eu nunca tive muitos problemas em ser gorda, aliás só me lembrava que o era quando ia comprar roupa(ou melhor, tentar).
Um certo dia fui ao médico de família e ele pediu para eu subir à balança (que medo), assim que subi desatei a chorar. E ele disse-me para eu ter calma e que teríamos de resolver este meu problema. Pois é estava eu com os meus 28 anos e 134 kgs.
Nesse mesmo instante o Dr Manuel encaminhou-me para iniciar o processo no hospital Beatriz Ângelo. Estava em pleno inicio do ano de 2015 e fiquei radiante com a possibilidade de vir a emagrecer. 
Os meses passaram e nunca mais recebia carta em casa para ir a primeira consulta. 
Em Agosto de 2015 tive uma trombose, estive internada e durante o internamento chegou a 1ª carta a casa. Não sabia se havia de chorar ou rir. 
Fui à primeira consulta em Setembro de 2015(endrocrinologia) e a médica disse-me que eu era uma bomba relógio e que tínhamos que resolver a situação. 
A palavra “bomba relógio” fez-me algo na minha cabeça e casou-me imensa aflição e foi nesse momento que disse que teria de fazer algo por mim.
Prometi nesse mesmo momento que iria aceitar o desafio a que me propus. 
Comecei por traçar etapas e objectivos e assim foi mês após mês, consulta após consulta foi uma vitória. A minha maior vitória foi aquela em que recebi o sim de todas as especialidades. 
Passaram pouco mais de 2 anos até que o grande dia chegou. 
Hoje 7 meses depois voltaria a fazer o mesmo.

A tua saúde melhorou consideravelmente após a operação?
- Se mudou?? Tudo em mim mudou.
A minha saúde ficou melhor no que diz respeito aos que a obesidade acarreta. 
Actualmente estou com outra batalha pela frente, devido ao défice de alimentação estou com as vitaminas e proteínas em baixo, mas nada que não se resolva. EU SOU FORTE  ;)

Que dificuldades maiores sentiste ou ainda sentes no pós operatório?
- Bem não te posso dizer que é fácil porque iria estar a mentir. 
Nesta fase já deveria comer em maiores quantidades e melhor. Para teres uma noção do que falo, eu num hambúrguer só consigo comer metade, ao pesar o dito meio hambúrguer dá 50g. 
Bem, nem uma criança come assim. Para além das quantidades continuo a ter muito refluxo gástrico(normalmente os bariatricos ficam assim durante algum tempo). 

Quantos kgs já perdeste até agora?
- Tens a certeza que queres saber? Senta-te... ahahah Até agora já mandei embora 60kg. Actualmente estou com 74kg.

O que aconteceu à tua roupa que usavas antes da cirurgia?
- Bem a minha roupa dei toda, apenas guardei umas calças(não sei bem onde) para recordação.

Que medos tinhas antes da operação?
- Medos? Apenas de morrer no bloco. 

Sentias-te discriminada por seres gorda?
- Nunca tive esse tipo de sentimentos. Não me lembro de alguma vez ter passado por tal situação.

Que sonhos tens para a tua vida?
- Ter força para continuar esta minha grande caminhada.

Tens uma página que podemos visitar e acompanhar, o que vai acontecer contigo, qual é?
Sleeve d'Mónica , espero por vocês lá!

Pensas em ter filhos?
- Sim, cada vez mais. Agora já posso ter uma gravidez mais saudável e dar um melhor acompanhamento ao rebento quando ele chegar.

Já aconteceu passares por alguém na rua que não te reconheça?
- Ui que pergunta.... Sim já.. tanta vezes. Na boca das pessoas estou muito diferente.
Ouço tantas vezes essa bendita frase. Mas estou feliz.




Mensagem: 
Bem isto tudo para te dizer que e tudo passa, e passa tão depressa, que já lá vão 7 meses e não podia estar mais feliz, com esta minha nova vida, com o meu novo eu. 
Finalmente a minha luta contra a balança foi caindo e é com muita felicidade que hoje subo à balança e vejo os dígitos a descerem.
Antigamente a perda de peso era nula mesmo que tivesse cuidado com a boca... por tudo isto e muito mais estou feliz!!  
Hoje, tenho a noção que não posso cometer erros nem descuidar um só dia do meu caminho, mas nada disto custa quando não se tem fome e se está motivado. 
Sei que tenho um longo caminho pela frente e que é um caminho que irei levar comigo para sempre, mas sou vitoriosa a cada dia que passa e GRITOO venci mais um dia. 
É uma vitoria pessoal, interna e constante, mas vale muito a pena, ACREDITEM!




Mónica Miguel

Comentários

  1. Parabéns Sandra pela excelente entrevista :) e parabéns à Mónica pela vitória nesta luta e que continue assim com essa força :)
    Mais uma vez parabéns as duas :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e nunca desistir.
    Estou a seguir te.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Conquistou-me logo na primeira resposta. Um exemplo de que temos que lutar por nós!

    r: Muito obrigada :)
    Eu também era para nascer a 25, mas estava com tanta pressa que nasci dez dias antes.
    Uma ligação bastante especial (que eu partilho, não só pelo meu aniversário) ao mês de abril. Gostei muito de a conhecer. Obrigada por partilhares comigo!

    ResponderEliminar
  4. r: Acredito :D
    Por normal, já tenho tendência a escrever textos longos. Mas quando os temas são aqueles ainda pior ahahah
    Também gostava muito de ir a Veneza e à Escócia!
    Confesso que Londres, até há bem pouco tempo, não me despertou grande curiosidade, mas isso tem mudado aos poucos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que exemplo maravilhoso de luta e persistência. Apesar de só ter 21 anos toda a minha vida me debati com o facto de pesar mais uns quilinhos do que o normal. Agora tomei medidas para emagrecer e decidi ir ao ginasio. Somos nós que fazemos o nosso caminho. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa