segunda-feira, junho 08, 2015

Eu piquenico, tu piquenicas, ele piquenica...

Image fron http://notassoltasecoisasdoces.blogs.sapo.pt/

Vamos piquenicar?
Chegando a esta altura do ano, ao fim-de-semana por todos os jardins onde exista um pouco de sombra (ou não), é ver famílias e amigos agrupados em alegres piqueniques.
A origem desta actividade? Foi no séc. XVII em França, na altura chamavam-lhe "Pique-Nique". Mais tarde esta palavra foi absorvida e modernizada pela palavra inglesa "Picnik" descrita como passeios ao ar livre, onde quem participa neles, leva alimentos para serem partilhados por todos quantos participam no evento. 
Uma curiosidade... em França existe mesmo o verbo "pique-niquer".
Quando se fala em piquenique, quase sempre nos lembramos do cesto e da toalha aos quadrados, mas nem sempre é assim!!
Em Portugal, nos anos 80, todos se lembram do Piquenicão, um evento que todos os verões saltava da rádio para um local qualquer, onde se piquenicava e se via e ouvia ranchos e cantares tradicionais...
O que se pode comer num piquenique? Tudo o que acharmos por bem levar, mas de preferência quer-se coisas frias, salgados, quiches, pão, saladas frias. Não esquecendo claro está as bebidas!
As comezainas podem-se fazer em casa, ou se não leva jeito para cozinhar, comprar já tudo feito.
Aqui ficam algumas sugestões:
Enroladinhos de Salsicha e Mozarella (pode ser feito com massa folhada ou massa Filo)
As receitas aqui deixadas, são de minha autoria e a página é a página do Por Entre Tachos e Panelas no Facebook

E de resto, haja bom tempo, boa companhia e boa disposição!
Uma sugestão... para alem de uma bola que faz as delicias dos mais pequenos, das cartas e dominós que fazem as delicias dos mais velhos, porque não levar um ou dois livros para contar aos ainda mais pequenos? E claro a máquina fotográfica, para imortalizar estes momentos tão especiais e únicos!!