quinta-feira, agosto 02, 2012

Unhas para que te quero...

Olá! Nos dias que passam não existe mulher ou menina que se veja sem ter as unhas pintadas, umas com cores mais berrantes, outras mais discretas, pintadas apenas, com desenhos, aplicações de autocolantes, com gel, gelinho, verniz de gel, ou seja toda uma panóplia de possibilidades, tudo para que as mãos estejam ao nossos (e aos dos outros) olhos bonitas (também depende do conceito de beleza, claro está).
O que muitos desconhecem, é que esta moda de embelezar as mãos, já existe à muito.

Na China em "3000 a. C" já se pintava as unhas, a aplicação era morosa e consistia numa tinta feita com base em gelatina, cera de abelha, goma, ovos, orquídea, vegetais, entre muitos outros ingredientes. ~
A unha para ser pintada, precisava de várias aplicações, até ser atingido o objectivo final, a cor desejada.

Em "600 a. C." as unhas continuaram a ser um Ex-libris para a aristocracia chinesa, utilizavam-nas longas e cheias de peças de ouro e de prata, como símbolo de ostentação e riqueza. As unhas eram protegidas com uma pequena caixa.

Só na época do Renascimento é que a “moda” voltou a pegar, na Europa. Nessa altura não se usava cores, apenas cores claras, de acordo com a época Vitoriana.

Já no século passado, mais propriamente nos anos 20 a loucura das unhas pintadas voltou em grande força, nessa altura usava-se as unhas compridas e pontiagudas.

A questão das cores e de quando apareceu verdadeiramente o verniz (ou esmalte) passou por várias fases. Em 1927 a Max Factor lança um produto que consistia num frasco com um pó beije para aplicação nas unhas com uma espécie de pincel.

Mais tarde, as actrizes mais conhecidas como Rita Hayworth promovem o uso de vernizes.

Em 1932, os fundadores da empresa americana Revlon, os irmãos Charles e Joseph Revlon criam um verniz brilhante e colorido com pigmentos e que se aplicava em toda a extensão da unha.

Anna Hamburg,, em 1934 lança a primeira unha pintada artificial .

Na década de 70 aparece a moda dos vernizes sintéticos e a moda das unhas bastante longas.

Na década de 90, começa a aparecer a moda das unhas decoradas, até ao dia de hoje.

No dias que correm é possível encontrarmos vernizes de mil e uma cores e uma sem número de aplicações.
É possível fazê-las em Francesa, Inglesinha , Italiana ou Espanhola.

Espero que tenham gostado.
Cumprimentos a todos.
Sandra C.