sábado, julho 16, 2011

Lenços, écharpes e pascheminas, uma moda de ontem, hoje e amanhã...

Imagens retiradas do site http://blogs.orlandosentinel.com

http://www.lidorwyssocky.com


Olá, hoje venho aqui falar de lenços, écharpes e pashminas. Como fã e utilizadora destes acessórios, não de hoje, mas já há vários anos, não utilizo muito lenços, pois não sei muito bem como utilizá-los, mas as écharpes e pascheminas, são indispensáveis para mim.
Pelo que pesquisei, o uso destes acessórios começou com a Rainha Carlota Joaquina, quando a família Real foi para o Brasil. Isto aconteceu pois a Rainha, ou melhor os cabelos dela foram infestados de uma praga de piolhos, que fez com que chegasse a rapar o seu cabelo. O que era foi uma necessidade tornou-se numa moda, pois pouco tempo depois já portuguesas e espanholas usavam lenços bordados na cabeça. As Francesas também usavam lenços se bem que mais pequenos e amarrados ao pescoço.
Num passado mais recente (nos anos 70) o uso dos lenços tornou-se mais simbólica e uma forma de comunicar.
Existe uma panóplia considerável de modelos, lenços quadrados, de algodão, de seda, em Portugal são muito conhecidos os lenços dos namorados, típicos do Minho, em que a rapariga apaixonada borda no seu lenço mensagens para o seu amado. Posteriormente este mesmo lenço chega ás mãos do rapaz/homem amado e a resposta em como a rapariga era ou não correspondida, era o homem usar esse lenço em público.
Para além deste lenço tão conhecido em Portugal, outros modelos mais são conhecidos como o clássico da Hermes, também o lenço palestino ou Kaffyeh (espero estar a escrever correctamente), tão apreciado tantos por homens como por mulheres.
Existem figuras incontornáveis e que a maneira como usavam os lenços, ficaram para sempre, falo-vos por exemplo de Jacqueline Kennedy e também Grace Kelly os seus lenços tão característicos na cabeça
Nos dias que correm os lenços, écharpes são utilizados das mais variadas formas, entre as mais tradicionais, ou mais ousadas como por exemplo no cabelo ou a fazer de cinto.
Para mim é um acessório que uso e continuarei sempre a usar, mesmo em pleno verão raros são os dias em que saio de casa sem uma écharpe a acompanhar-me.
Quanto ás cores usadas, eu gosto de todas, mas aprecio muito as cores fortes, roxo, castanho, mescla de várias cores, dourado e também aprecio as cores mais suaves, mas em mim aprecio mais usar as cores fortes, por exemplo sobre uma t-shirt preta ou castanha funciona sempre bem.
Se tiverem curiosidade sobre o uso das cores espreitem este post http://bluestrass.blogspot.com/2006/09/moda-das-tnicas-e-lenos-indianos.html onde falo sobre isso.

Jokas a todos
Sandra C.

Sem comentários: