quinta-feira, junho 12, 2008

Olh'ó balão na noite de São João...

E por ser noite de Santo António, cá vai uma memória....
Espero que gostem tanto como eu...

As mézinhas de Santo António...

Hoje é noite de Santo António, é noite de marchas populares e sardinha assada e há uns anos atrás era noite de saltar à fogueira também.
Por muita pena minha, estou a trabalhar até ás 22.00 e quando sair já não vou ter muita paciência para ir ver as marchas, mas ainda vejo alguma coisa pela televisão.
Hoje vou deixar aqui é algumas mézinhas que as meninas antigas faziam na noite de Santo António para arranjar um namorado... Será que ainda alguém acredita nisto??

As meninas casadoiras para saberem quem seria a sua cara-metade, enchiam um alguidar com água e escreviam em pequenos papeis o nome daqueles que gostariam que fossem potencias namorados, enrolavam-nos como se fossem rifas e colocavam os mesmos dentro do alguidar.
Este alguidar era colocado debaixo da cama, no dia seguinte o papel que estivesse mais aberto revelava o nome do "felizardo".

Na noite de Santo António fechavam-se à meia-noite num quarto ás escuras, em frente a um espelho, chamavam pelo Santo sete vezes e acendiam uma vela, nessa altura viam reflectido no espelho a imagem do futuro noivo.

Para descobrirem o nome do futuro noivo, as raparigas deitavam numa fogueira já quase extinta, cinco reis. No dia seguinte iam buscar o dinheiro e entregá-lo ao primeiro mendigo que aparecesse na rua, perguntavam-lhe o nome e ai tinham a resposta do pretendente.

Na noite de Santo António, queimavam a cabeça de uma alcachofra a pensar no amado e plantavam a planta num vaso com terra. Se passado algum tempo ela voltasse a florescer, queria dizer que era correspondida, se não... paciência.

quinta-feira, junho 05, 2008

"La boum"

As conversas são como as cerejas... e o que aqui vou hoje deixar fez parte de uma dessas conversas com uma colega de trabalho. Fez-me lembrar a minha adolescência, quando nós ainda tinhamos alguma inocência, quando falar de alguns temas era para nós quase um tabú.
Não devem estar a perceber nada do que aqui estou a escrever, mas eu passo a explicar.
Por alturas do meu 7º ano, tive uma professora de de francês, que era um bocadinho à frente, então para nos incutir a língua francesa, uma das suas aulas foi para assistir ao filme "La boum".
Não sei se já ouviram falar, ou se já assistiram, mas foi um dos filmes que me marcou, não só porque gostava muito de francês, mas também porque foi a primeira vez que na escola, algum professor teve a ousadia de falar na primeira relação sexual (na altura ainda não se falava em ter educação sexual nas escolas...)
E lembrei-me disto porquê? Porque há uns dias atrás ouvi na rádio, uma música que servia de banda sonora deste filme, uns dias depois a falar com essa colega de trabalho descobri que quem a canta é Richard Sanderson e o nome da música é "Reality/Go On Forever".
Então fui pesquisar no You tube e descobri várias coisas, entre as quais esta.
Espero que gostem...