quinta-feira, outubro 30, 2008

Pão por Deus...

Sei que ainda falta dois dias para o dia 1de Novembro, no entanto resolvi fazer uma pesquisa pela tradição do Pãpo por Deus.
Esta tradição há já muito tempo que deixou de ter sentido (ou pelo menos tanto como tinha há alguns anos atrás), quando eu era mais pequena recordo-me de andar sempre vários miúdos a pedir o Pão por Deus, quando iam à minha porta, normalmente dava laranjas, castanhas, bolachas e ás vezes chocolates.
Eu nunca pedi o Pão por Deus pois era muito envergonhada, lolol…
Mas hoje quero-vos falar das origens desta tradição.
As suas origens, estão na na Ilha de São Francisco do Sul no estado de Santa Catarina no Brasil.
Por Portugal é na ilha de S. Miguel que o PÃO POR DEUS se vive ainda com fortes convicções, pede-se o Pão por Deus para sufragar as almas, antigamente as famílias mais pobres pediam esmola neste dia, especialmente, junto daqueles a quem tinha falecido alguém.
As crianças ao virem pedir, também cantavam ou diziam em coro:

“Pão por Deus, fia a Deus

Seja tudo pelo Amor de Deus!”

Existe muitas outras tradições espalhadas por cada cantinho deste nosso Portugal, deixo-vos também uma receita de umas broas de Pão por Deus, encontrei esta receita na página
http://www.quiosquedasideias.com/ , espero que gostem...

Ingredientes:
- l de óleo

- 0,5 l de água
- 1 Kg de açúcar amarelo
- 2 Kg de farinha
- 100 gr de amêndoa picada (sem pele) mais algumas para colocar em cima de cada broa
- 20 gr de canela em pau
- 40 gr de erva doce em pó
- 1 pau de canela
- Casca de limão
- 1 pitada de sal

Preparação:
Num tacho grande colocam-se todos os ingredientes menos a farinha , deixa-se ferver, retira-se a casca de limão e deita-se a farinha toda de uma vez, mexe-se bem a massa e deixa-se cozer (como a massa de rissóis).
Depois da massa cozida, tendem-se as broas colocam-se num tabuleiro (sem untar), espeta-se uma lasca de amêndoa em cada broa e levam-se ao forno, retiram-se sem deixar ganhar muita cor , passam-se por açúcar branco. Esta receita , rende cerca de 4 Kgs de broas.

Sem comentários: