quinta-feira, outubro 09, 2008

Já alguém ouviu falar em depressão sazonal??

Pois é, com certeza que já ouviu falar deste síndrome que afecta tanta gente a partir desta altura do ano.
Esta depressão afecta mais mulheres do que homens, principalmente entre os 20 e os 40 anos, mas pode ocorrer em todas as idades, inclusive em crianças.
Os meses em que existe menor luz solar, parece ser uma das causas desta depressão, logo existe um aumento da Melatonina (um hormônio que regula o sono).
A depressão sazonal não aparece apenas no inverno (ao contrário do que muitos pensam).
Pode surgir em pessoas que passam os dias em ambientes com pouca luz e em pessoas que se encontram fechadas em casa devido a doença ou a limitações físicas.
Para além dos habituais tratamentos com medicamentos, surgiram agora algumas soluções que podem ajudar quem sofre deste mal.
Despertadores que simulam o amanhecer (ainda não existentes em Portugal) e também os duches, aliviam o cansaço e melhoram o rendimento psicofísico.
Quanto aos despertadores, até que parece um boa ideia, agora sem dúvida que um bom duche quente ajuda imenso a dormir melhor e um chá calmante bem quente ainda ajuda mais.
Acho que todos nós, de alguma maneira sofre com o tempo mais cinzento, eu pessoalmente detesto os dias de chuva, a única coisa que me apetece fazer, é mesmo ficar enrolada no cobertor o dia inteiro. Mas como a vida tem que andar para a frente, estes conselhos aqui ficam para quem os quiser aproveitar.

1 comentário:

Liliana disse...

Olá amiga =)

e ja aqui dei um saltinho ao teu blog e gostei muito, mas ainda tenho muito para ler e descobrir =)

Identifiquei me logo com este teu artigo, sem duvida alguma. Pois faz parte de algumas etapas da nossa vida ou de amigos e familiares. Hoje em dia a depressao domina a nossa sociedade. E nunca é demais alertar para esta doenca tão letal e que muitos ainda ignoram.

Gostei muito mesmo =)

Um beijinho*