terça-feira, outubro 16, 2007

Zapping à 01.00 da manhã...

A noite passada estava eu a fazer zapping aos meus quatro canais quando me deparo na RTP1, com o programa da Fátima Campos Ferreira, o "Prós e Contras".
O tema era a Guerra Colonial, achei interessante, mas tive pena de não ter visto o programa do ínicio, mas perante uma plateia cheia, consegui distinguir alguns ex-combatentes com visiveis marcas de guerra no corpo, sim, porque as da alma não se vêem.
Agora não sei se era pelo avançado da hora, mas tive a impressão que existia um convidado que se encontrava afectado devido a isso, logo o seu discurso e a sua capacidade de ser razoavél deixou muito a desejar... Tive pena de já não conseguir apanhar o nome do senhor, no entanto qual não é o meu espanto quando oiço dizer que a Guerra Colonial devia ter continuado e que era normal que tivessem morrido e ficado feridos homens, para além disto o ter ido buscar exemplos de outras batalhas de séculos passados, foi de facto qualquer coisa.... não tenho palavras!
Eu saltei da cama e disse "Porra, eu devo estar a alucinar!"
Este senhor vai ser "linchado" publicamente e realmente pouco faltou para tal acontecer...
Agora eu pergunto? Será que este senhor, que penso que terá patente militar, andou na mesma Guerra Colonial? Será que ele viu morrer algum homem, ou viu ficar sem pernas, braços outros mais?
Eu não gosto de me pronunciar sobre politica no Bluestrass, mas não consigo ficar indiferente perante declarações destas...
Este senhor é capaz de ter estado num sítio da Guerra onde se vivia a tal "Peace and Love" que tanto se falava nos anos 70. Ou então seria um daqueles que decidia tudo à sua bela maneira, sem ouvir quem realmente tinha experiência no campo e conduzia sem dó nem piedade os "seus" homens para emboscadas e quando os via por terra pensava "Olha... é a guerra."
Tenha vergonha das declarações que proferiu, tenha respeito por quem andou 13 anos sem pedir para lá estar e pelas familias que perderam os seus filhos e maridos lá...
Quanto aos expol
iados das Colónias Portuguesas, uma palavra para eles também
É realmente uma pena que tudo tenha sido feito como foi, mas se até ao 25 de Abril, os senhores tinham uma vida boa, digna, lembrem-se que os que cá estavam na Metropole, a maioria da população vivia mal, muitos sem essa tal dignidade.
Ainda sobre a questão da Gueera Colonial e os cemitérios em Angola, Moçambique, etc...
Não é só lá que é p
reciso intervir, cá em Portugal também temos casos desses!
O último que eu soube, foi no cemitério de Belas (Sintra), em que o talhão destinado à Liga dos Combatentes se encontra degradado. A pessoa que deparou com este triste espectáculo foi saber informações e a responsabilidade era de um senhor que dizia que não existir verba para pagar ao coveiro, para que as campas fossem cuidadas.
É muito mau... é para isto que os antigos combatentes pagam as suas cotas à Liga???

Sem comentários: