quarta-feira, junho 27, 2007

E se de repente...

...tivesse uma necessidade de mexer compulsivamente as suas pernas e pés, como se milhares de formigas percorressem as suas veias?
Já alguma vez sentiu isto? Não? Então parabéns, porque a este sintoma chama-se Síndroma das Pernas Inquietas, é um termo que de médico não tem nada, mas acreditem que é sentido por muitas pessoas em Portugal, estima-se que entre 500 mil a um milhão de portugueses.
É uma doença neurológica, mas não nervosa, antes cerebral.
Existe ainda uma baixa percentagem de médicos portugueses que a diagnosticam. Não é curável, no entanto tem tratamento e os doentes conseguem alcançar uma melhor qualidade de vida quando são medicados.
Eu posso vos dizer que sinto na pele esta questão, normalmente os sintomas aparecem à noite, após um dia de cansaço extremo em que só queremos é a nossa cama, mas assim que nos deitamos começamos a sentir um género de picadas nas pernas, um desconforto geral dos membros inferiores, uma vontade incontrolável de mexer as pernas. É uma situação um bocado desesperante, principalmente quando estamos a dormir com alguém ao nosso lado. Nessas alturas prefiro levantar-me, molhar as pernas e os pés, passar um creme hidratante e fazer um chá calmante.
Ainda custa a adormecer, o problema é sobre a manhã, que por mais que queiras abrir os olhos, eles pesam toneladas, sentes um cansaço imenso e durante todo esse dia é como se andasses a planar, como se nem sequer tivesses os pés no chão.
Agora consigo entender este incomodo, após ter lido as explicações no Jornal Metro de 26-06-07.

Procurem mais informações por exemplo em http://www.fibromialgia.com.br

Sem comentários: