Avançar para o conteúdo principal

A Guerra Colonial - Parte 1

Sempre que leio estas palavras, á minha memória só me vem as imagens e algumas palavras que li e que leio sempre que abordo este tema, seja na internet, num livro, na televisão ou quando falo com alguém que por lá andou e acreditem que se nunca tiveram curiosidade de abordar este tema mais a fundo, não o façam, pois correm o risco de vos acontecer o que aconteceu a mim, ficarem incomodados, agoniados com coisas que muitos querem esconder e que “envergonham” de certa forma Portugal.
Na altura que eu estudei esta fase da história de Portugal, vivi uma situação caricata, foi pedido um trabalho sobre a Guerra Colonial e eu perguntei ao professor se poderia fazer sobre Angola, uma vez que material não me faltava, o meu pai esteve lá, em casa tenho algumas dezenas de fotos, aerogramas que o meu pai enviava para a minha mãe, etc. E assim foi fiz o trabalho, o problema foi quando chegou a altura de o apresentar, é que eu tinha mexido em coisas que não eram para mexer, toquei em pontos que não interessavam, tipo os assaltos que faziam ás aldeias onde queimavam tudo, matavam, violavam e mais não digo... sei, que comprei uma guerra com o professor e só não houve repercussões mais graves, porque a minha directora de turma interveio a tempo. Nunca mais pude ver aquele homem com bons olhos e ele a mim...nem falo.

Comentários

  1. Ao passar no blog Lumege do qual sou colaborador pelo facto de ter estado no Lumege (nome de Vila)li o seu comentário e naturalmente despertou-me a curiosidade de dar uma espreitada no Bluestrass.
    E para lhe dizer que aceito a sua opinião, mas não concordo que não se deva investigar e ler sobre as guerras nas ex. provincias ultramarinas. E porquê? independentemente das causas todas as guerras são porcas, que os politicos, os senhores do dinheiro, no caso concreto de Angola e porque estive lá,os governos de U.S.A da antiga união soviética da China etc. contribuiram para aquela guerra, e se repararmos foi o soldado quem mais pagou,na altura que lá estava e ainda hoje vai pagando com os traumas que ficaram que vão desaparecer quando morrer.
    O que se passou lá passam-se em todas as guerras e porque todas elas são porcas, sujas ,injustas e não tem nada a ver com liberdades, democracia .etc.
    E olhe que não envergonha nada Portugal, quando muito podem sentir-se envorgonhados o seu pai, eu ,e outros companheiros que por la passaram, sentido-se enganados porque quando saimos daqui a ideia era defender Portugal...treta.
    As minhas desculpas se disse algo de menos correcto

    henriques

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Henriques...em 1º lugar obrigado pelo comentário.
    Depois queria só desmistificar uma ideia errada que pelos vistos deixei aqui nestes textos... eu não quero dizer que não se deva mexer e investigar, a ideia que eu queria deixar e pelos vistos fiz-me entender mal é que este é um assunto tão polémico que tudo em redor dele é escondido.
    Como em qualquer guerra, poucas são as coisas que ela têm de positivo, se vocês faziam coisas inenarráveis, não o fariam por livre e espontanea vontade.
    Eu tenho presente isso, tenho presente que os soldados foram enganados e a minha revolta é precisamente essa.
    Já agora se quiser espreitar as fotos que deixei, talvez conheça alguém e me possa ajudar a fazer chegar 38 anos depois uma alegria ao meu pai.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa