Avançar para o conteúdo principal

Alimentos Afrodisíacos


                                                Image from https://maximoasinelli.wordpress.com


Afrodisíaco o significado desta palavra é: (...) Que excita ou revigora os desejos sexuais, a afrodisía (...).

É certo que existem alimentos pré - definidos como sendo afrodisíacos, no entanto isso vai um pouco da imaginação de cada um, nestes casos a imaginação é o melhor poder existente para fazer “milagres”, assim estejamos predispostos a tal.
Quem diria que uns simples ovos mexidos com espargos poderão ser um afrodisíaco? Mais á frente vão entender porquê...
Vamos então por ordem alfabética:

Alimentos:


Abacate
: Esta é uma das frutas mais ricas em vitaminas, hoje em dia é muito fácil encontrá-la nos supermercados.


Açafrão: Especiaria vermelho-alaranjada, usa-se em pratos de peixe e de mariscos. No Oriente utiliza-se como estimulante.

Agrião: Alguns acreditam ser um estimulante. De sabor algo amargo, mas agradável. Muito utilizado em sopas e saladas.

Alcaparra: Frutos redondos e pequenos, de sabor muito forte, utilizado em pratos de peixe.
Alcachofra: Vegetal que se encontra com alguma facilidade nos supermercados. Pode ser utilizado para confeccionar pratos vegetarianos. Para alguns, o prazer também está em comê-la com as mãos.


Alho: Além de afrodisíaco, a este vegetal são atribuídas muitas propriedades curativas.
Amêijoa e Mexilhão: Estes crustáceos podem ser comidos crus, com limão, mas o seu sabor acentua-se quando preparados nas sopas ou cozidos. Também podem ser levemente assados no forno, nas suas conchas, com queijo parmesão ralado, pimenta e umas gotas de vinho branco.


Amêndoa: Muito usada em cremes, bebidas, sabonetes e loções para massagens.

Arroz: Simboliza fertilidade.

Banana: O seu poder afrodisíaco é mais associado à forma.

Baunilha: Tempero indispensável para doces, bolos, sorvetes, café, chocolate, etc. É vendido em extracto ou essência.

Canela: Extraída da casca da árvore da canela. É usada em lascas e em pó. Coloca-se em doces mas também em carnes. Depois de comer experimente mascar um pouco de pau de canela, e seu hálito vai manter-se fresco.

Camarão, Lagostim, Caranguejo, Lagosta e outros crustáceos: São saborosos, decorativos e muito afrodisíacos. Basta cozê-los em água, sal e um pouco de azeite e ficam prontos a serem saboreados.

Caracol: Considerado afrodisíaco devido talvez à sua semelhança com o clítoris.

Caviar: Ovas extraídas do peixe esturjão, são muito conhecidas como afrodisíaco.

Cebola: É considerada afrodisíaca desde a antiguidade.

Coco: Fruto muito calórico. Na Índia acredita-se que aumenta a qualidade e a quantidade do sémen e cura doenças das vias urinárias.

Cogumelos: Considerado afrodisíaco talvez pela sua aparência que faz lembrar a de um pénis.

Cominhos: O Óleo destas sementes é utilizado em loções balsâmicas e filtros de amor. Na culinária é empregado no tempero de enchidos, lentilhas, feijões e em carne.

Cravo: Têm um cheiro intenso e é usado em sobremesas e carnes, para dar um toque especial. ~

Erva-cidreira: Esta erva é mais conhecida pelo seu chá, no entanto utiliza-se em maioneses, receitas com queijo fresco e creme, molhos, saladas e algumas sobremesas de frutas.

Figo: Este fruto já é utilizado há muitos anos e através da tradição ficou associado à fertilidade.

Gengibre: Pode ser adquirido em pó, xarope e como raiz fresca. O seu sabor é um pouco picante. É muito utilizado na cozinha japonesa, mas também em comidas exóticas e na preparação de sobremesas e também de chás.

Hortelã: Tem um sabor fresco e é muito utilizado em doces, chás e bebidas. Em Inglaterra utiliza-se em receitas de cordeiro, nos países árabes para tempero de carnes variadas.

Lavanda: Têm um cheiro muito característico, as sementes aromatizam perfumes e sabonetes.

Louro: As folhas de louro são utilizadas na comida, no entanto, em pouca quantidade pois só uma folha pequena ou média, tem um sabor muito forte, um pouco amargo.

Maçã: Esta fruta está associada ao pecado e à tentação. Os licores de maçã, como a sidra, são estimulantes e crê-se que rejuvenescem.

Manjericão: Quando é utilizado fresco, tem um sabor mais forte, é utilizado nos pratos mais variados.

Manga: Esta fruta tropical tem um sabor e cheiro muito característico. É rica em vitaminas e calorias.

Marmelo: Este fruto tal como a maçã e a romã, é considerada a fruta simbólica de Afrodite.

Milho: Simboliza fertilidade e abundância.


Morango e framboesa: Com um cheiro e sabor intensos, utilizam-se em doces e para acompanhar bebidas, principalmente o champanhe.

Mostarda: Pode ser comprado em semente, em pó e preparada. As sementes de mostarda utilizadas em conjunto com o vinagre, conferem ás saladas um sabor especial.

Noz-moscada: É uma noz dura usada para aromatizar puré, doces e sobremesas, mas que também realça o sabor de alguns vegetais, como o espinafre e as carnes suaves.

Orégãos: Típico da cozinha mediterrânica, possui aroma e sabor forte. Muito utilizado nas pizzas.

Ouriços-do-mar: Considerados mais afrodisíaco do que as ostras.

Ostras: Consideradas o melhor da comida afrodisíaca. Comidas cruas com limão.

Ovos de codorniz: Pequeninos, são conhecidos há muito pois sempre fizeram parte dos menus afrodisíacos.

Pêra: É considerado afrodisíaco pela sua forma, também associada ao corpo feminino.

Pêssego, damasco e ameixa: Pela sua aparência, associa-se estas frutas às partes íntimas femininas.

Pimenta: Picante e de sabor intenso, acentua o sabor dos alimentos.

Rã: A única parte que se pode aproveitar são as patas.

Romã: Este fruto é de origem árabe, atribui-se a este fruto poderes afrodisíacos, normalmente associados a cerimónias de fertilidade.

Salsa: Utilizada em carnes, peixes, saladas. A sua frescura alivia o hálito de cebola ou alho.

Tâmara: Rica em calorias e vitaminas, altamente energética. Experimente abrir as tâmaras, retirar o caroço, depois aquecer um pouco de mel ao qual junta pinhões e recheie as tâmaras com este preparado. Sirva morno.

Uva: Este fruto sempre foi associado ao prazer e à fertilidade.

Bebidas

Absinto:
Licor verde extraído da planta do mesmo nome, a que se acrescenta ervas. Considerado muito afrodisíaco, embora deve-se beber em pequena quantidade.

Anis: É uma planta de flores brancas e sementes pequenas e aromáticas. Chás, xaropes, essências, temperos e licores podem ser feitos com estas sementes.

Amaretto: Preparado à base de amêndoas, é um licor usado como digestivo.

Café: Excitante por conter cafeína, uma chávena de café pode ter um efeito poderoso.

Chá: Muito consumido em Inglaterra desde o século XVIII até aos dias de hoje. Existe inúmeras variedades de chá.

Chocolate: Esta era considerada a bebida sagrada dos Astecas e relacionavam a seu uso com a deusa da fertilidade, Xachiquetzal.

Mel: Foi a partir do mel que foi fabricada a primeira bebida alcoólica que se conhece, de seu nome Hidromel, vinho doce feito de mel.
A utilização do mel como afrodisíaco é sobejamente conhecida. Rico em vitaminas R, C e minerais do pólen, é um verdadeiro estimulante á produção de hormonas sexuais.


Champanhe: Sempre que se comemora algo ele é utilizado. Serve-se gelado.

Grand Marnier: Conhaque francês com sabor de laranja.

Curaçao: Bebida doce fabricada com laranjas amargas.

Xerez: Vinho forte e doce.

Vinho do Porto: Vinho forte e doce.

Kirsch: À base de cereja, também usado para aromatizar vinhos e champanhes.

Parfait Amour: Raro licor perfumado, francês e de cor azul.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa