domingo, janeiro 14, 2007

Por Entre Tachos e Panelas

Olá a todos. Em primeiro lugar um bom ano de 2007 para todos os que me vem visitar no meu cantinho.
Mais um ano está ai, vou continuar a deixar-vos algumas receitas que encontro e que acho interessantes partilhar convosco.
Esta semana deixo uma receita de peixe no forno, deixando ao vosso critério qual o peixe que pretendem fazer com esta receita, tal como já referi algumas vezes na cozinha a nossa imaginação é o principal ingrediente. Deixo-vos ainda a receita de um doce que faço na minha casa há muitos anos e sai sempre bem.


Peixe com Natas e Mostarda
(Esta receita foi retirada do livro “Coisas Boas” e a receita original é feita com Garoupa, os ingredientes são para 4 pessoas)

Ingredientes:

- 4 Postas de Peixe
- Mostarda q.b.
- Margarina q.b.
- Sal a gosto
- 2,5 dl de natas
- Sumo de limão a gosto

Preparação:
Lava-se e tempera-se o peixe de sal, barra-se as postas de peixe com mostarda. Coloca-se o peixe numa assadeira e coloca-se bastante margarina (pode sempre optar por azeite), vai ao forno a assar, vá regando o peixe com o próprio molho para não secar.
Quando o peixe estiver quase assado, deite as natas, ligeiramente batidas e com um pouco de sumo de limão e deixe assar mais um pouco.
Pode servir-se com puré de batata, legumes cozidos ou com uma salada.
Bom apetite


Cassata Vera

Ingredientes:

- 1 Lata de leite condensado
- 1 Lata de leite normal
- 4 Ovos
- 1 Tablete de Chocolate de cozinha
- 150 gr de Palitos La Reine

Preparação:
Abre-se a lata de leite condensado para dentro de um tacho, com a lata mede-se uma medida de leite normal, as 4 gemas e leva-se ao lume até engrossar.
Coloca-se o creme dentro de uma taça a arrefecer.
De seguida derreta a tablete de chocolate com um pouco de leite. Este chocolate vai servir para molhar os palitos La Reine que se vão colocando sobre o creme.
Bate-se as 4 claras em castelo ás quais se vai juntar as natas e volta-se a bater até fazer um creme tipo chantily. A este creme eu não costumo adicionar açúcar, pois a receita já é suficientemente doce, mas isso fica ao vosso critério.
Coloca-se este creme por cima dos palitos e leva-se ao frio (de preferência ao congelador para ficar com um aspecto de gelado).
Quando servir pode enfeitar com amêndoas torradas, morangos e/ou raspas de chocolate.
Bom apetite.

Sem comentários: