quinta-feira, novembro 30, 2006

Por Entre Tachos e Panelas

Olá, tal como falei na semana passada, vou deixar aqui mais duas delícias de Natal, a primeira faz -se de mil e uma maneiras.
Na minha casa faz-se assim pois ninguém as aprecia feitas com leite.
A segunda foi uma receita que nunca experimentei mas que me pareceu interessante.
Hoje conto-vos uma coisa minha, que penso que ainda não falei aqui, quando faço os fritos de Natal, tiro sempre uns quantos para mim sem açúcar pois não como quase nada doce, quando os meus fritos acabam, como os outros mas sacudo-os quase até ficarem sem pinta de açúcar.

Fatias douradas

Ingredientes:
1 Cacete de pão com 1 ou 2 dias
2 a 3 ovos
Vinho Branco Q.B.
Açúcar Q.B.
Canela Q.B.
Óleo para fritar

Preparação:
Corta-se o pão em fatias com espessura de 2 dedos (no mínimo), bate-se os ovos num prato fundo, coloca-se o vinho branco em outro prato fundo e coloca-se 3 a 4 colheres de sopa de açúcar no vinho e mexe-se bem.
Numa fritadeira ou num tacho coloca-se o óleo a aquecer, passa-se as fatias do pão pelo vinho (tem de ficar bem molhadas) e depois pelo ovo.
Leva-se a fritar até ficarem bem douradinhas dos dois lados, deixa-se escorrer bem o óleo em papel absorvente e ainda quentes passam-se por açúcar e canela.
Bom apetite!


Maçãs Recheadas com frutos secos
(Esta receita foi retirada da Tele-Culinária de Dezembro 2004)

Ingredientes:
Para 4 pessoas

4 Maçãs
3 Colheres de sopa de compota de pêssego (ou outra a gosto)
40 gr. de sultanas (isto é a receita original, eu substituía por nozes ou pinhões)
20 gr. de manteiga
Canela em pó Q.B.

Preparação:
Demolhe as sultanas em água, ou se optar pelas nozes corte-as em pedaços pequenos.
Lave e enxugue as maçãs, corte-lhes a parte de cima (um chapéu) e retire a polpa com a ajuda de uma faca ou colher, de modo a que a maçã fique intacta.
De seguida a maçã corte-a em pedaços pequenos e coloque-os numa tigela com os frutos secos, a compota, a canela a gosto e a manteiga em pequenos pedaços.
Mexa tudo bem e comece a rechear as maçãs. Coloque o chapéu e leve num prato ou num tabuleiro ao forno até estarem douradinhas ou cerca de 10 minutos ao microondas na potência máxima.
Sirva-as frias e até podem ser acompanhadas de uma bola de gelado de baunilha.
Bom apetite!

Sem comentários: