sexta-feira, outubro 06, 2006

Sugestões para o fim-de-semana

Esta semana mais uma vez temos variadíssimas propostas culturais, desde feiras, exposições, teatro, música.
Assim o fim-de-semana se prolongasse por uma semana e teríamos tempo para ver tudo.
Fica aqui as fotos do fogo de artifício da semana passada, como boa portuguesa que sou, digo que Portugal foi o melhor, ora digam lá se não tenho razão...
Já agora quem venceu o concurso foi a Alemanha, não achei nada justo, os E.U.A. estiveram bem melhor.

Feira:

Image in http://www.alimentacion-sana.com.ar/
De 30 de Setembro a 8 de Outubro, no Pavilhão de Exposições NERSANT, realiza-se a XXI Feira Nacional dos Frutos Secos, a XV Feira Internacional e IV Feira do Figo Preto de Torres Novas.
Nesta feira pode-se adquirir frutos secos e passados, tal como doçaria com frutos secos.
Efectua-se ainda concursos de fotografia e de montras, provam-se azeites e vinhos, existe ainda artesanato ao vivo e muita animação musical para todos os gostos.
A organização desta exposição fica a cargo da Associação Nacional dos Produtores de Frutos Secos e Passados e o programa está disponível em
http://www.feiradosfrutossecos.org/.

4º Festival Gastronómico do Chícharro em Alvaiázere:
Chicharro. Este nome a mim só me fazia lembrar um peixe, no entanto este Chicharro é uma pequena leguminosa, que faz lembrar o tremoço ou o feijão, entre o dia 5 e o dia 8 em Alvaiázere vão ser apresentados variadíssimos pratos à base deste vegetal.
Desde a Cabidela com Chícharo, Chicharada de Chocos, Chicharada com Legumes.
Para além da componente gastronómica, neste Festival pode também ver e ouvir um Encontro de Cantares ao Desafio, que dá a conhecer os cantadores, contadores de histórias e tocadores desta região.
Dentro da vila poderá ainda assistir a exposições, passeios de jipe pela região, passeios de burro pela vila e espectáculos com a Brigada Victor Jara .
Informação in
http://www.confagri.pt/

Música:

Lembram-se do Fábio Júnior? O galã das novelas que nós víamos quando éramos miúdos?
E a canção do pai “(...)Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança,que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo,(...). Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo. Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho, que hoje eu sigo em paz !!!!!”
Pois é, dia 8 Fábio Júnior está na Praça de Touros do Campo Pequeno, pelas 21.30.
Informações in
http://lazer.publico.clix.pt

Teatro:
Música no Coração
Se a música “The hills are alive with the sound of music” lhe diz muito, mas está cansada de ouvir todos os anos por altura do Natal, agora já pode assistir ao vivo, numa versão á medida de Filipe La Féria, no Teatro Politeama.
"Música no Coração" tem no seu elenco, Lúcia Moniz, Anabela, Carlos Quintas e Helena Vieira nos principais papéis.
A partir de 06-10-2006, de terça a sexta às 21h30, aos sábados às 17h00 e às 21h30 e aos domingos às 17h00.
Informações in
http://lazer.publico.clix.pt


Teatro Amador:
Nas comemorações do 158º Aniversário da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, no dia 7 de Outubro, pelas 21,30, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Pontével, encontra-se nesta colectividade para apresentar a peça "A Birra do Morto", de Vicente Sanches. Uma comédia onde a crítica social e política gira em torno de um morto que se recusa a ser enterrado.


Exposição:
200 ANOS DE VESTIDOS DE BAPTIZADO 1750-1950
No Museu do Traje e da Moda no Lumiar, pode ver uma exposição interessante e completamente diferente, as origens dos vestidos de baptizado.
Vão estar expostos, “(...)cerca de 40 vestidos de baptizado antigos, pertencentes a figuras históricas ou a famílias tradicionais portuguesas. É por esta razão que se vai patentear nesta mostra pouco comum o traje púrpura que o Marquês do Pombal mandou fazer para o baptizado do seu filho, bem como o vestido com que D. Miguel I se terá eventualmente baptizado em Queluz, amavelmente cedido por S.A.R., a Duquesa de Bragança.(...)”
Esta exposição é também uma forma de dar a conhecer a Instituição Particular e sem fins lucrativos Ajuda de Mãe, que apoia mulheres grávidas que tenham dificuldades .
Informações in
http://www.museudotraje-ipmuseus.pt/

Exposição:

Nas comemorações dos 50 anos da Anita (quem não se lembra de ler pelo menos um livro?), de 3 a 15 de Outubro na Praça Central do Centro Colombo, as crianças vão poder conhecer o ilustrador belga Marcel Marlier.
Nesta exposição vão ainda poder construir um "puzzle" gigante, , participar num concurso e visitar três dos cenários que reconstituem o ambiente de três livros da colecção: Anita vai à escola (1957), Anita Mamã (1968) e Anita e os Fantasmas (2006).
A todos um bom fim-de-semana.

Sem comentários: