Avançar para o conteúdo principal

Por entre Tachos e Panelas

Olá! Então as receitas ficaram boas? Ouvi para ai alguém dizer que não gostava de sopa de favas? Pronto, pronto eu não falo mais de favas....
Esta semana trago-vos 3 receitas, uma doce e bem calórica (peçam desculpa ás dietas e resistam como puderem) e duas de salgados.

Perna de Peru no forno

Ingredientes:
- 1 Perna de Peru média a grande (depende para quantas pessoas vão fazer)
- Sal (pouco)
- 1 Cenoura Grande
- 1 Cebola média
- Massa de pimentão (opcional)
- Margarina q.b.
- 1 Caldo de Carne ou de Galinha
- Azeite
- Cravinho (4 cabeçinhas)
- Vinho branco ou cerveja q.b.
- Ervas aromáticas a gosto (podem ser frescas tais como salsa, coentros, ou secas, alecrim, tomilho, existem já preparados de ervas para carnes)

Preparação:
Lava-se bem a perna, retirando restos de penas, depois coloca-se numa assadeira (se for de barro tanto melhor) e começa-se por dar uns cortes na perna para que seja mais fácil de assar.
Tempera-se com pouco sal (tendo em conta que o caldo de carne e a massa de pimentão têm já bastante sal), corta-se a cenoura e a cebola em rodelas, pincela-se a carne com um pouco de massa de pimentão, com duas a três nózinhas de margarina, o caldo de carne em pedaços pequenos, rega-se com um pouco de azeite (a perna de peru é bastante seca, logo a gordura é essencial para se tornar suculenta), coloca-se os cravinhos espalhados, rega-se com o vinho branco ou a cerveja, e por fim espalha-se um pouco de ervas aromáticas pela carne. O tempero da carne pode ser feito de um dia para o outro, para a carne tomar mais o gosto.
Coloca-se a assar, tendo o cuidado de vigiar a carne e voltá-la de vez em quando, se o assado secar e ficar sem molho, faça com os mesmos ingredientes do tempero, um molho (vinho, azeite, caldo, ervas aromáticas, azeite) e regue a carne com este molho quente (nunca o faça com o molho frio pois arrisca-se a ficar sem assadeira).
Bom apetite.


Puré de batata com sabor exótico

Ingredientes:
- 10 batatas médias a grandes
- Sal para temperar
- Margarina Q.B.
- Leite Q.B.
- Natas Q.B.
- Noz-Moscada moída
- Canela em pó

Preparação:
Coze-se as batatas com o sal, depois escorre-se a água, passa-se pelo passe-vite, leva-se de novo ao lume, com a margarina, o leite magro e também um pouco de natas (que vai fazer com que o puré fique mais fofo), tempera-se com a noz-moscada e uma pitada de canela (esta dica foi-me dada pela minha sogra e fica muito bom).
Bom apetite.


Baba de Camelo secreta
(Esta receita pode ser feita quando temos que fazer uma doce para muita gente e sabemos que ele desaparece num fechar de olhos)

Ingredientes:
- 1 Lata de Leite Condensado
- 6 Gemas
- 1 Pacote de Natas batidas
- 1 colher de sopa de café
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 pouco de vinho do Porto (ou outro licor a gosto)
- Nozes a Gosto

Preparação:
Põe-se a lata de leite condensado, completamente coberta por água na panela de pressão a cozer por cerca de 45 a 50 minutos (quanto mais tempo ficar a cozer, mais castanho fica a cor do leite).
Deixa-se arrefecer, abre-se a lata e deita-se um conteúdo para uma tigela, adiciona-se as gemas uma a uma, batendo bem. Bate-se as natas e adiciona-se ao preparado anterior, depois deita-se a colher de café e a colher de canela, o vinho do porto e as nozes.
Leva-se ao frio e está pronto a servir.
Bom apetite.

Comentários

  1. ui tanta caloria!! mas ate faz fominha :P kem sabe uma sugestao pr fazer pr jantar!! mas exa baba de camelo k é um doce k adoro!! deixa-m d agua na boca!! tenho k pensar seriamente nixo!!:PPPPPPP lol va fica bem!! um beijinho!! passei pr um alô mas acabei de agua na boca!!:P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa