quarta-feira, outubro 04, 2006

Por entre Tachos e Panelas

Olá! Então as receitas ficaram boas? Ouvi para ai alguém dizer que não gostava de sopa de favas? Pronto, pronto eu não falo mais de favas....
Esta semana trago-vos 3 receitas, uma doce e bem calórica (peçam desculpa ás dietas e resistam como puderem) e duas de salgados.

Perna de Peru no forno

Ingredientes:
- 1 Perna de Peru média a grande (depende para quantas pessoas vão fazer)
- Sal (pouco)
- 1 Cenoura Grande
- 1 Cebola média
- Massa de pimentão (opcional)
- Margarina q.b.
- 1 Caldo de Carne ou de Galinha
- Azeite
- Cravinho (4 cabeçinhas)
- Vinho branco ou cerveja q.b.
- Ervas aromáticas a gosto (podem ser frescas tais como salsa, coentros, ou secas, alecrim, tomilho, existem já preparados de ervas para carnes)

Preparação:
Lava-se bem a perna, retirando restos de penas, depois coloca-se numa assadeira (se for de barro tanto melhor) e começa-se por dar uns cortes na perna para que seja mais fácil de assar.
Tempera-se com pouco sal (tendo em conta que o caldo de carne e a massa de pimentão têm já bastante sal), corta-se a cenoura e a cebola em rodelas, pincela-se a carne com um pouco de massa de pimentão, com duas a três nózinhas de margarina, o caldo de carne em pedaços pequenos, rega-se com um pouco de azeite (a perna de peru é bastante seca, logo a gordura é essencial para se tornar suculenta), coloca-se os cravinhos espalhados, rega-se com o vinho branco ou a cerveja, e por fim espalha-se um pouco de ervas aromáticas pela carne. O tempero da carne pode ser feito de um dia para o outro, para a carne tomar mais o gosto.
Coloca-se a assar, tendo o cuidado de vigiar a carne e voltá-la de vez em quando, se o assado secar e ficar sem molho, faça com os mesmos ingredientes do tempero, um molho (vinho, azeite, caldo, ervas aromáticas, azeite) e regue a carne com este molho quente (nunca o faça com o molho frio pois arrisca-se a ficar sem assadeira).
Bom apetite.


Puré de batata com sabor exótico

Ingredientes:
- 10 batatas médias a grandes
- Sal para temperar
- Margarina Q.B.
- Leite Q.B.
- Natas Q.B.
- Noz-Moscada moída
- Canela em pó

Preparação:
Coze-se as batatas com o sal, depois escorre-se a água, passa-se pelo passe-vite, leva-se de novo ao lume, com a margarina, o leite magro e também um pouco de natas (que vai fazer com que o puré fique mais fofo), tempera-se com a noz-moscada e uma pitada de canela (esta dica foi-me dada pela minha sogra e fica muito bom).
Bom apetite.


Baba de Camelo secreta
(Esta receita pode ser feita quando temos que fazer uma doce para muita gente e sabemos que ele desaparece num fechar de olhos)

Ingredientes:
- 1 Lata de Leite Condensado
- 6 Gemas
- 1 Pacote de Natas batidas
- 1 colher de sopa de café
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 pouco de vinho do Porto (ou outro licor a gosto)
- Nozes a Gosto

Preparação:
Põe-se a lata de leite condensado, completamente coberta por água na panela de pressão a cozer por cerca de 45 a 50 minutos (quanto mais tempo ficar a cozer, mais castanho fica a cor do leite).
Deixa-se arrefecer, abre-se a lata e deita-se um conteúdo para uma tigela, adiciona-se as gemas uma a uma, batendo bem. Bate-se as natas e adiciona-se ao preparado anterior, depois deita-se a colher de café e a colher de canela, o vinho do porto e as nozes.
Leva-se ao frio e está pronto a servir.
Bom apetite.

1 comentário:

amoraxita disse...

ui tanta caloria!! mas ate faz fominha :P kem sabe uma sugestao pr fazer pr jantar!! mas exa baba de camelo k é um doce k adoro!! deixa-m d agua na boca!! tenho k pensar seriamente nixo!!:PPPPPPP lol va fica bem!! um beijinho!! passei pr um alô mas acabei de agua na boca!!:P