Avançar para o conteúdo principal

Grandes Portugueses – E você já escolheu o seu?

O novo programa (concurso) da RTP com apresentação de Maria Elisa (já tinha saudades suas), promete polémica.
Quando ontem cheguei a casa do ensaio, já passava da meia-noite, ainda dava na RTP 1 este programa, tive realmente pena de não o ter acompanhado, mas de qualquer maneira acho que deu para apanhar o essencial da “coisa”.
Então o objectivo é escolher o melhor Português de sempre.
Bem, acho que vai ser difícil, ou melhor, acho que vai ser do género, encontrar uma agulha num palheiro do tamanho da história de Portugal. E de certeza que vai existir injustiças, porque se bem conhecemos Portugal e os Portugueses, o mais provável é os 5 primeiros escolhidos ser algo do género Amália, Eusébio, Figo, Carlos Lopes e Rosa Mota.
Não me levem a mal, mas tenho esta sensação e eu pergunto onde fica D. Afonso Henriques, onde fica todas as personagens da nossa história que tanto peso tiveram para nós sermos o que somos hoje.
Ontem discutia-se acaloradamente a situação de Salazar. Enquanto uns se indignavam, outros diziam que não se poderia roubar o lugar do Dr. Oliveira Salazar na história de Portugal, certo, estou de acordo com tudo isso, mas então vamos voltar avivar a memória de todas as atrocidades que se cometeram durante o Estado Novo.
Mas, opss isso é tocar numa ferida que não queremos voltar a abrir, porque não dá jeito nenhum lembrar as centenas de homens que ficaram nas matas do Ultramar, já não falando nos inválidos físicos e psicológicos que andam hoje ai aos caídos, não dá jeito nenhum falar nas senhas de racionamento de leite ás mulheres dos soldados (a minha mãe foi uma delas), não dá jeito nenhum falar na quantidade de pessoas que foram presas e torturadas pela Pide e também presumo que não deve dar jeito nenhum falar de que os pobres eram muito pobres e que os ricos eram muito ricos, mas não adianta falar disso, porque neste nosso presente acontece precisamente o mesmo e não temos nenhum Salazar no Governo. Ou será que temos mas numa versão mais democrata, mais ligth e mais fashion?
Avancemos, era bom que ninguém se esquecesse de pessoas como Marquês de Pombal, Luiz de Camões, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Bocage, Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Florbela Espanca, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Marianna Rey Colaço, Maria Matos, António Silva, Beatriz Costa, Vasco Santana, Eunice Munoz, Simone de Oliveira, Ruy de Carvalho, a lista é interminável, é difícil a escolha.
Só espero não ter a desagradável surpresa de ter nos 100 primeiros eleitos, personagens tipo: José Castelo Branco, Cinha Jardim, Lili Caneças, Zézé Camarinha, e outras personagens que tais, pois com o devido respeito que a todos tenho, isso seria uma crise intelectual tremenda, mas nos tempos que correm já nada me surpreende.
Agora eu deixo uma pergunta no ar, em que aspectos esta votação vai influenciar a vida dos Portugueses? Na minha opinião em nada, daqui a dois meses já ninguém se lembra de nada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa