Avançar para o conteúdo principal

Por entre tachos e panelas

Esta semana, já a pensar um pouco no tempo que ai vem e por consequência a apetência para comidas mais fortes, deixo-vos três receitas como os antigos chamam de “sustância”.

Sopa de Favas

Ingredientes:
- 6 Batatas médias a grandes
- Favas Q.B.
- 1 pedaço de abóbora
- 2 Cenouras
- 1 Cebola média (Facultativo)
- 1 Dente de Alho médio (Facultativo)
- Azeite (Facultativo)
- Sal (Q.B)
- Raminho de Coentros (Facultativo)

Preparação:
Numa panela ponha a cozer as batatas, a abóbora, as cenouras, o alho e a cebola, temperada com um pouco de sal (é preferível por pouco e depois rectificar).
Numa outra panela ponha a cozer as favas também com um pouco de sal. Deixe cozer tudo, quando as favas estiverem cozidas, escorre-as, retira-lhes a pele e adiciona as mesmas á panela onde estão os outros ingredientes.
Depois tritura tudo, leva de novo ao lume, rectifica os temperos e quando levantar fervura deita um fio de azeite e pica os coentros para perfumar a sopa.
Bom apetite.


Costeletas á moda da D. Lurdes

Ingredientes:
- 6 Costeletas de Porco do fundo (porque não são tão secas)
- Alhos
- Sal
- Louro (facultativo)
- Mostarda Q.B.
- Vinho Branco ou Cerveja
- Molho de Tomate
- Margarina

Preparação:
Tempera-se as costeletas como habitual, com sal, alhos, louro, um pouco de vinho branco ou cerveja e depois barra-se cada uma com um pouco de mostarda.
Numa frigideira (de preferência anti-aderente), coloca-se a margarina a derreter, depois os alhos do tempero das costeletas, deixa-se fritar um pouco e retiram-se para fora.
Frita-se as costeletas, no fim faz-se um molho com vinho branco ou cerveja, molho de tomate e um pouco de mostarda, coloca-se este molho na frigideira a engrossar um pouco e por fim coloca-se as costeletas.
Deve ser servido com arroz branco e salada.
Bom apetite.


Bolo Brigadeiro
(Esta receita foi retirada da revista "Receitas e Delícias de Chocolate"

Ingredientes:
Massa do Bolo:
- 6 Ovos
- 6 Colheres de Açúcar
- 2 Colheres de sopa de Margarina
- 6 Colheres de sopa de Chocolate em Pó
- 100 gr. de Coco Ralado
- 1 Colher de chá de Fermento em Pó

Cobertura:
- 1 Lata de Leite Condensado
- 2 Colheres de sopa de Chocolate em Pó
- 1 Colher de sopa de Margarina
- 1 Chávena de chá de Chocolate Granulado

Preparação:
Numa tigela bata as gemas com o açúcar e a margarina.
De seguida acrescente o chocolate, o coco e o fermento.
Por último misture as claras batidas em castelo.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de bolos sem buraco, coloque a massa e leve ao forno previamente aquecido.
Este bolo coze rápido, esteja atenta e vá experimentando com um palito até que saia seco.
Enquanto o bolo coze, prepare a cobertura, leve ao lume num tacho o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina.
Retire do lume quando o preparado ficar com um aspecto de mousse de chocolate.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco.
Como a cobertura normalmente é muita, abra o bolo ao meio e recheie-o. Volte a montar o bolo, depois é só cobrir com a restante cobertura e salpicar com o chocolate granulado.
Bom apetite.

Comentários

  1. Olá!!!
    Sopa de favas??? aiiii nao!!
    O resto que venha :D
    Eu neste momento tenho 5 porquinhos, o Fred foi adoptado na Petfil.... :( aii que saudades!
    Bjx, Cátia

    ResponderEliminar
  2. Oi amiga ..........

    Obrigada pelas digas :)

    Cada vez aprendo mais contigo, e olha que com as tuas receitas as coisas calahm-se sempre bem, ficam sempre Boas ;)

    Esse bolo não me escapa amanha :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá meninas. Não gostam de sopa de favas???? Favas para mim só não gosto de guizadas, agora a sopa, adoro!! E favas fritas?
    Obrigado pelos comentários...
    Bjinhos

    Sandra

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa