Avançar para o conteúdo principal

Londres – Cidade inspiração

Fez ontem seis anos que estive em Londres cinco fantásticos dias... recordo-me de tudo como se fosse hoje.
De quando sai de Lisboa e como as pernas tremiam que nem varas verdes antes de entrar no avião...lolol (só de me lembrar, hoje parto o coco a rir...) de como fiquei com o estômago colado ás costas quando o avião levantou voo... (Nervosa? Quem Eu? De modo nenhum...) da emoção quando ele chegou a Heathrow e senti que o pior já tinha passado, agora era altura de absorver tudo e tudo e tudo o que pudesse... a minha primeira visão foi a dos corvos, fiquei apaixonada pelos corvos... (devem estar a pensar, esta fulana é completamente passada, mas sim fiquei apaixonada pelos corvos)
Todas as dores nas pernas, cada bolha nos pés significa uma história, um momento, um quilómetro percorrido e muita, muita cultura vivida ao extremo.
Atravessar a Tower Bridge á noite foi um momento único, numa palavra LINDO....
No dia a seguir começamos a nossa aventura verdadeiramente. Para começo de conversa choveu durante quase todo o dia e eu que detesto chuva, aquela não me incomodou, não me pôs doente, antes parecia abençoada.
Pequeno almoço (ração de combate, 2 minúsculos pãezinhos, doce (uhgg), talvez queijo, acho que cereais e leite e sumo de laranja!! (Tu bebeste sumo de laranja, dizia a minha mãe? Eu que não bebo nada dessas coisas nem como doces, portanto imaginem lá a fomeca que eu não tinha de manhã)
Os belos dos almoços eram latinhas de atum ou sardinhas, queijo com pão, bolachas, leite, sumos (...pá a malta não era abonada de muito dinheiro e então...mas atenção, ninguém passou fome, pelo contrário sobrou-nos comida)
Atravessamos de novo a Tower Bridge, vimos o Big Ben, o Tamisa e UOHHH, eu tive um baque quando cheguei a Avenida dos Ministérios... comentei com alguém o seguinte : “Sabes James tenho a sensação de que já aqui estive antes.” resposta “É natural minha querida, quem sabe se numa das tuas vidas passadas não viveste aqui?” Não articulei uma palavra, simplesmente deixei o meu coração observar e guardar a beleza e imponência de um local que tanta gente acha horrível.

Piada do dia: Fomos ver a Guarda da Rainha. É normal que as pessoas gostem de ver os cavalos e que queiram tirar as fotos ao pé deles, pois foi precisamente isso que aconteceu. Coloquei-me em posição e tive o azar de “tocar” no cavalo (Pronto, já sei que sou como os Espanhóis!) e sua majestade do alto da sua carapaça (o guarda) solta-me um berro abafado “Do not touch in the worse” e eu perguntei-me (como é que ele conseguiu ver com aquele chapéu a tapar-lhe os olhos??)

Nesses dias que lá estive vimos um pouco de tudo o Museu Madame Tussaud, Museu de História Natural (aquilo é que foi andar...), o Museu de William Shakespeare, a Igreja de Saint Paul e talvez mais alguns monumentos que não me lembre agora.
Estivemos no Hard Rock Café e no mercado de Camden Town, em St. James’s Park (onde fiz uma tatuagem com tinta da china no pescoço e comi o pior cachorro quente da minha vida) no Regent’s Park, Picadilly Circus e em todos aqueles sítios onde se vai quando estamos pela 1ª vez em Londres.
Fomos ver os musicais, (a nossa verdadeira razão da viagem era essa!!) o Fantasma da Ópera e o Cats e um outro que eu detestei tanto que nem do nome me lembro (fazia lembrar os Power Rangers em patins,que mal empregue dinheiro!!)
Desde que vi o Fantasma as musicas “All I Ask Of You”, “The Music of the Night”, “Think Of Me” e “The Phantom of the Opera” fazem parte de muitos momentos da minha vida.
Desta viagem a Londres guardo muita coisa, os cheiros ( DKNY for women), a imagem de um pedinte português a destratar-nos porque não lhe demos esmola para a droga, a imagem de um outro pedinte a quem entregamos o que restou da nossa comida e a forma como ele a “atacou”. Na pousada onde ficamos, uma chinesa que tomava banho DUAS vezes enquanto eu ficava meia - hora á seca pela minha vez de tomar banho, a fuga de um dos rapazes para a camarata das meninas e a conversa sobre espíritos que nos tirou o sono naquela noite. Os esquilos vermelhos a quem demos de comida, a claustrofobia do “underground” e “Mind the gap” gritado aos ouvidos. A sensação óptima de comer Pita Shoarma de carne de cordeiro, a sensação de calma e de paz após assistir a uma celebração Budista.
A sensação de aperto no peito quando chegou a hora de deixar Londres para trás e voltar á realidade.
Guardo religiosamente o meu bilhete de volta (11-09-00) e 1 pence na minha carteira assim como os olhos dos Jellicle Cats guardam as chaves da minha casa e os Leões da Rainha protegem as chaves do meu carro.
Trouxe ainda um blusão de “cabedal” que fez um sucesso e uns brincos super -lindos e claro o chá Earl Grey.
O engraçado desta viagem é que eu que tirei dois rolos de fotos e fiquei apenas com duas, da noite em que chegámos...
No entanto bem guardado está no meu coração as imagens que nenhuma máquina fotográfica consegue captar. Sem dúvida que Londres tornou-se a minha cidade inspiração. Um dia vou ter que lá voltar, nem que seja para gastar as libras que eu trouxe de volta para Portugal...

Comentários

  1. Cabaços...fizeste-me viajar !
    Impressionante, nao vejo mais nunhuma palavra que se encaixe tão bem!
    Como te consegues lembrar disto tudo?
    Não me lembrava de nada, mas quando comecei a ler, tudo se clarificou na minha cabeça.
    O musical que detestaste chama-se Starlight Express, também não gostei !
    Ainda há pouco tempo vi as fotos, mas não me consegui recordar desses pormenores que tu guardas na memoria!
    O que mais recordo somos nós a irmos a pé do Teatro onde vimos o Fantasma até ao hard-rock a cantar as musicas alto e em bom som !
    Bons tempos!
    Também concordo contigo que Londres é uma inpiração!
    Curiosamente e não sei porquê esta manhã quando acordei às 06.30 lembrei-me que adoraria voltar a Londres, impressionamente não é? Lembrar-me do nada em querer regraessar aquele sitio onde também sinto que já vivi qq reencarnação.
    Secalhar é a alma a querer regressar a um sitio de onde trouxe grandes recordações.

    ResponderEliminar
  2. Hello, obrigado pelo comentário.
    Tal como te disse no mail, lembro-me disto e de mais, mas o texto já estava grande.
    Se o pessoal não se importar e tu também não, envia-me duas ou três fotos para eu postar no lugar destas (não necessita de ser com as pessoas podem ser apenas imagens de Londres, devidamente identificadas com o autor das mesmas)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa