Avançar para o conteúdo principal

Feira da Luz - Carnide

Mais um ano a Feira da Luz vai abrir as suas portas ao público no dia 2 de Setembro, próximo sábado e vai ficar até dia 24 aberta, ou seja o último domingo do mês. 

Gosto muito de ir a esta feira, não tanto pelas compras que lá faço (este ano vou fazer, quero comprar algumas coisas para a casa, mas principalmente quero comprar um presépio, daqueles antigos em barro, com todas as figuras tradicionais) mas mais pela tradição. Esta feira teve origem no século XVI , logo este evento é um dos mais antigos de Portugal, esta feira era “(...)essencialmente uma feira de gado (cavalos), mas no século XX a dominante passou a ser a olaria já que existiam na época algumas fábricas de cerâmica na zona de Carnide que ali escoavam a sua produção.(...)” (In http://www.cm-lisboa.pt/) 

Eu que não sou nada de ir a festejos religiosos, de há cinco anos para cá que não passo sem ir á Procissão da Senhora da Luz, emociono-me sempre nesse dia e sempre que vou assistir á missa naquela Igreja, ainda hoje não entendi o porquê, mas sei que isso me acontece sempre, talvez tenha a ver com a mística do local, talvez tenha a ver com as palavras do pároco residente. 

A Feira da Luz para mim significa fazer um balanço dos meses do ano que ficaram para trás e uma possível previsão dos meses que se avizinham até ao final do ano. De ano para ano vê-se uma crescente adesão de pessoas a este festejo (ao contrário do que se ouve dizer acho que as pessoas cada vez mais se agarram á fé), mas faz-me muita impressão ver a quantidade de pessoas que para cumprir promessas fazem o percurso descalças. 

Neste dia agradeço as graças concedidas durante o ano, peço saúde para todos os que me rodeiam e paz ás almas dos que já partiram ás minhas santinhas de eleição que são a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora da Luz. 

Quando venho para casa venho cansada mas com uma paz de espírito muito boa, só igualável a quando vou ao Santuário de Fátima ou á Serra da Senhora da Penha. 

Este ano visitem a Feira da Luz, mas não vão nos primeiros dias pois a confusão (de trânsito e de pessoas) reina naquele local. Já agora deixo aqui alguns espectáculos que se vão realizar durante a feira: 

Espero que não exista nenhum erro de programa... In “http://www.lisboacultural.pt/ JARDIM DA LUZ 2 Set: 21h Desfile Popular- Bombos e Cabeçudos Grupo Bardoada 2 Set: 22h - Concerto Dulce Guimarães, Tozé Morais 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 Set: a partir 14h Animação de Rua - Tarde Popular 3 Set: 16h Animação Karaoke 8 Set: 22h - Concerto Jazz e Bossa Nova 9, 16, 23 Set: 16h Tarde de Ranchos 9 Set: 22h - Concerto Os Piratas do Forró 10 Set: 16h - Concerto Grupo Sopa no Mel 15 Set: 22h Encontro de Tunas 16 Set: 22h - Espectáculo Flamenco 17 Set: 16h - Tarde de Instituições Coro da Ameixoeira e grupos de dança e ginástica. Marcha Popular de Carnide, Marcha dos Avós 17 Set: 19h - Concerto Grupo Cubanas 22 Set: 22h - Espectáculo de música, magia e stand-up comedy Filipe Ribeiro 23 Set: 22h Banda Filarmónica Sociedade Musical e Desportiva de Caneças 24 Set: 21h30 - Concerto de encerramento Joana Melo 24 Set: 23h Fogo de Artifício IGREJA DA LUZ 24 Set: 15h Procissão Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Pontinha

Comentários

  1. Passei aqui só para te desejar um bom fim-se-semana.

    Mais uma vez parabens pelo excelente post, e blog que está a ficar bastante interessante. Como foi prometido, já pus um link no meu blog a fazer referençia ao teu ;)


    Um bom fim-se-semana , aproveita-o da melhor forma possivel.
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sandra, ontem fui ver o teu blog e notei logo as alterações, mas passava-se algo de estranho pois não conseguia colocar comentários no teu último post...
    Bom fim-de-semana...
    Beijinhos e obrigado pelas visitas ao meu blog...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa