sexta-feira, setembro 01, 2006

Feira da Luz - Carnide

Mais um ano a Feira da Luz vai abrir as suas portas ao público no dia 2 de Setembro, próximo sábado e vai ficar até dia 24 aberta, ou seja o último domingo do mês. Gosto muito de ir a esta feira, não tanto pelas compras que lá faço (este ano vou fazer, quero comprar algumas coisas para a casa, mas principalmente quero comprar um presépio, daqueles antigos em barro, com todas as figuras tradicionais) mas mais pela tradição.
Esta feira teve origem no século XVI , logo este evento é um dos mais antigos de Portugal, esta feira era “(...)essencialmente uma feira de gado (cavalos), mas no século XX a dominante passou a ser a olaria já que existiam na época algumas fábricas de cerâmica na zona de Carnide que ali escoavam a sua produção.(...)”

(In http://www.cm-lisboa.pt/)
Eu que não sou nada de ir a festejos religiosos, de há cinco anos para cá que não passo sem ir á Procissão da Senhora da Luz, emociono-me sempre nesse dia e sempre que vou assistir á missa naquela Igreja, ainda hoje não entendi o porquê, mas sei que isso me acontece sempre, talvez tenha a ver com a mística do local, talvez tenha a ver com as palavras do pároco residente.
A Feira da Luz para mim significa fazer um balanço dos meses do ano que ficaram para trás e uma possível previsão dos meses que se avizinham até ao final do ano.
De ano para ano vê-se uma crescente adesão de pessoas a este festejo (ao contrário do que se ouve dizer acho que as pessoas cada vez mais se agarram á fé), mas faz-me muita impressão ver a quantidade de pessoas que para cumprir promessas fazem o percurso descalças.
Neste dia agradeço as graças concedidas durante o ano, peço saúde para todos os que me rodeiam e paz ás almas dos que já partiram ás minhas santinhas de eleição que são a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora da Luz.
Quando venho para casa venho cansada mas com uma paz de espírito muito boa, só igualável a quando vou ao Santuário de Fátima ou á Serra da Senhora da Penha.
Este ano visitem a Feira da Luz, mas não vão nos primeiros dias pois a confusão (de trânsito e de pessoas) reina naquele local.
Já agora deixo aqui alguns espectáculos que se vão realizar durante a feira:

Espero que não exista nenhum erro de programa...
In “http://www.lisboacultural.pt/

JARDIM DA LUZ
2 Set: 21h
Desfile Popular-
Bombos e Cabeçudos
Grupo Bardoada

2 Set: 22h - Concerto
Dulce Guimarães, Tozé Morais

3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 Set: a partir 14h
Animação de Rua - Tarde Popular

3 Set: 16h
Animação Karaoke

8 Set: 22h - Concerto
Jazz e Bossa Nova

9, 16, 23 Set: 16h
Tarde de Ranchos

9 Set: 22h - Concerto
Os Piratas do Forró

10 Set: 16h - Concerto
Grupo Sopa no Mel

15 Set: 22h
Encontro de Tunas

16 Set: 22h - Espectáculo
Flamenco

17 Set: 16h - Tarde de Instituições
Coro da Ameixoeira e grupos de dança e ginástica.
Marcha Popular de Carnide, Marcha dos Avós


17 Set: 19h - Concerto
Grupo Cubanas

22 Set: 22h - Espectáculo de música, magia e stand-up comedy
Filipe Ribeiro

23 Set: 22h
Banda Filarmónica
Sociedade Musical e Desportiva de Caneças

24 Set: 21h30 - Concerto de encerramento
Joana Melo

24 Set: 23h
Fogo de Artifício

IGREJA DA LUZ
24 Set: 15h
Procissão
Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Pontinha




2 comentários:

Sandra Silva disse...

Passei aqui só para te desejar um bom fim-se-semana.

Mais uma vez parabens pelo excelente post, e blog que está a ficar bastante interessante. Como foi prometido, já pus um link no meu blog a fazer referençia ao teu ;)


Um bom fim-se-semana , aproveita-o da melhor forma possivel.
Um beijinho *

Sandra disse...

Obrigado Sandra, ontem fui ver o teu blog e notei logo as alterações, mas passava-se algo de estranho pois não conseguia colocar comentários no teu último post...
Bom fim-de-semana...
Beijinhos e obrigado pelas visitas ao meu blog...